Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2014

Proteger o trabalhador é o princípio básico de todo e qualquer Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho. Este princípio está pautado em ações preventivas para criar um meio ambiente laboral cada vez mais saudável e livre de riscos. A Indústria da Construção Civil apresenta um ambiente de constante exposição do trabalhador a fatores de riscos intensos como ruídos acentuados e poeira. O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil. Este documento é obrigatório em obras:

A proteção à saúde do trabalhador é um direito fundamental previsto na Constituição que tem por objetivo dar dignidade à vida do trabalhador e reduzir o risco de doença, como exemplifica o art. 7º, inciso XXII, e também o art. 200, inciso VIII, que protege o meio ambiente do trabalho, além do art. 193 que determina que a ordem social para o trabalho tem como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”. Em Segurança no Trabalho, higiene industrial consiste em:

Em agosto de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a seguinte definição oficial de ERGONOMIA:

 A Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

Neste sentido, a NR 17 aborda, em detalhes, algumas medidas de prevenção de doenças ocupacionais relacionadas à má postura no trabalho e sobrecargas nos sistemas físico, cognitivo e organizacional do trabalhador. Exemplo disso é o que deve ser observado nas atividades de processamento eletrônico de dados onde, de acordo com a NR 17 a pausa mínima de 10 (dez) minutos deve ocorrer a cada:

No último dia 10 de Outubro uma pequena empresa da Grande Recife teve seu refeitório consumido por um incêndio iniciado na mangueira de gás de um botijão doméstico de GLP. A funcionária, ao acender o fogão para aquecer as refeições percebeu que o fogo espalhou-se rapidamente e, ao romper a mangueira, o gás começou a escapar do botijão fazendo muito barulho, segundo relatos de testemunhas. Imediatamente toda a área foi evacuada e a Defesa Civil, juntamente com o brigadista da empresa, puxaram o botijão para uma área externa e acessaram os extintores para controlar o incêndio. Havia uma TV, dois ventiladores, um refrigerador, um freezer e um micro-ondas em funcionamento no local e os disjuntores desarmaram assim que o fogo atingiu a caixa de eletricidade. Os extintores, corretamente utilizados, evitaram uma explosão e uma tragédia maior já que havia uma grande concentração de pessoas seguindo para o refeitório em horário de almoço. Neste caso, a classe de incêndio do GLP e o tipo de extintor mais adequado para controlá-lo é:

A OIT - Organização Internacional do Trabalho, em 1919, com o advento do Tratado de Versalhes, objetivando uniformizar as questões trabalhistas, a superação das condições subumanas do trabalho e o desenvolvimento econômico, adota seis convenções destinadas à proteção da saúde e à integridade física dos trabalhadores (limitação da jornada de trabalho, proteção à maternidade, trabalho noturno para mulheres, idade mínima para admissão de crianças e o trabalho noturno para menores). Até os dias atuais diversas ações foram implementadas envolvendo a qualidade de vida do trabalho, buscando intervir diretamente nas causas e não apenas nos efeitos a que estão expostos os trabalhadores. A Convenção da OIT que determina a proibição de trabalho escravo ou forçado de menores, prostituição infantil e recrutamento de crianças para atividades ilícitas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis