Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da Instituto Consulplan

Uma indústria farmacêutica vinculada ao Ministério da Saúde, que manipula líquidos inflamáveis e utiliza equipamentos energizados, realiza uma auditoria para verificar a conformidade de seus sistemas de proteção contra incêndio. Durante a inspeção, o técnico em segurança do trabalho identificou os seguintes problemas:

1.Os extintores estavam instalados a uma altura de 2,0 m do piso;

2. A distância máxima de deslocamento entre os extintores era de 25 m;

3. A sinalização das rotas de fuga e dos extintores estava parcialmente obstruída por equipamentos e mobiliário.



Com base na ABNT NBR 12693:2021 e nos princípios de higiene ocupacional, qual a melhor prática para corrigir as não conformidades e garantir a segurança da área?

Em uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, um técnico de segurança do trabalho foi convocado a investigar um incidente em um setor de fracionamento de plasma. Durante o transporte interno, houve o rompimento de um recipiente contendo plasma congelado, resultando na exposição de trabalhadores a riscos biológicos e físicos. O técnico identificou que o incidente foi causado por falhas no manuseio, associadas ao uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Em paralelo, constatou-se que a sinalização de segurança na área estava desgastada e que o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) não contemplava atualizações necessárias para identificar o risco específico. Com base na NR-32, na NR-1 e na Lei nº 8.213/1991, qual deverá ser a abordagem prioritária para prevenir a recorrência de incidentes dessa natureza? 

Em uma planta industrial de uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde, especializada na produção de medicamentos, um operador sofreu acidente ao realizar a manutenção de uma centrífuga sem que ela estivesse completamente desenergizada. Com base na NR-12 e nos princípios de prevenção e controle de riscos em máquinas e equipamentos, qual medida deverá ser considerada prioritária para evitar a repetição desse tipo de acidente?

O trabalho em laboratórios, seja para ensino, pesquisa ou diagnóstico, é complexo por exigir esforço físico estático no manuseio de equipamentos específicos, além de demandar intensa atenção, concentração, processamento de informações e tomada de decisão. Considerando as orientações ergonômicas aplicáveis aos postos de trabalho em laboratórios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



( ) As superfícies de trabalho devem possuir bordas arredondadas (boleadas) para prevenir lesões por contato e aumentar o conforto durante as atividades.


( ) A manutenção da posição neutra da cabeça em relação ao tronco deve ser priorizada para reduzir os efeitos da gravidade e evitar sobrecargas nas articulações e músculos durante a execução das tarefas.


( ) O armazenamento de vidros, objetos perfurocortantes e outros materiais que representem risco de acidentes deve ser evitado em áreas localizadas acima de 130 cm de altura.



A sequência está correta em

Acidente do trabalho é definido como aquele que “ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados”. Um técnico de segurança do trabalho foi acionado para investigar um acidente ocorrido em uma oficina mecânica. O funcionário sofreu uma lesão na mão ao operar uma máquina sem o devido uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório. Após o acidente, a empresa argumentou que havia entregado os EPIs, mas não registrou treinamentos ou fiscalizou o seu uso. Com base na legislação brasileira, especialmente na Lei nº 8.213/1991, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorrências envolvendo descumprimento das normas de segurança, como o não uso do EPI, são caracterizadas como negligência do empregado isentando o empregador de responsabilidade.

II. Acidentes que resultam em lesão corporal, incapacidade ou morte são classificados como acidentes de trabalho, independentemente da existência de culpa do empregador ou do empregado.

III. A empresa apenas será responsabilizada se o funcionário sofrer incapacidade permanente decorrente do acidente.

IV. Acidentes ocorridos em função da não utilização de EPIs podem não ser classificados como acidentes de trabalho se for comprovado representarem conduta exclusiva do empregado.


Está correto o que se afirma apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis