Questões sobre Doenças do Trabalho e Doenças Profissionais (Dort)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças do Trabalho e Doenças Profissionais (Dort)

Pessoas que trabalham com ferramentas manuais com pressão contínua na palma da mão sem a devida proteção estão sujeitas a desenvolver

O termo tumores ou neoplasias designa um grupo de doenças caracterizadas pela perda de controle do processo de divisão celular, por meio do qual os tecidos normalmente crescem e/ou se renovam, levando à multiplicação celular desordenada.


A inoperância dos mecanismos de regulação e controle da proliferação celular, além do crescimento incontrolável, pode levar, no caso do câncer, à invasão dos tecidos vizinhos e à propagação para outras regiões do corpo, produzindo metástase. Considera-se que o processo de carcinogênese é multifatorial.


Entre os fatores envolvidos estão a predisposição genética ou induzida por fatores secundários, ambientais ou virais.


Acerca dos aspectos da história clínica e ocupacional que devem ser investigados na suspeita de câncer relacionado ao trabalho, avalie se os fatores da história ambiental que devem ser investigados incluem, entre outros,



I. qualquer residência próxima a indústrias, local de despejo, áreas agrícolas ou outras instalações;


II. fontes de água (poço, comunitária, engarrafada);


III. concentração de casos de câncer;


IV. uso de pesticidas, herbicidas ou fungicidas.



Estão corretos os fatores

Agranulocitose é o termo utilizado para definir a diminuição do número de granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) no sangue periférico, em consequência de um distúrbio na medula óssea, geralmente por efeito mielodepressor de substâncias químicas tóxicas.


Um agente comumente associado a agranulocitose tóxica é 

A respeito de toxicologia para o entendimento da patologia do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.

Observe a seguinte descrição de uma patologia:


Relaciona-se a exigências de compressão palmar repetida com trabalho pesado, associadas ou não a vibrações. Entre os fatores de risco são considerados: posições forçadas, gestos repetitivos, ritmo de trabalho penoso e vibrações localizadas. O quadro clínico caracteriza-se por contratura em flexão das mãos, atrofia dos músculos das mãos e antebraços, rigidez e incapacidade. Afeta, principalmente, o lado ulnar das mãos, acometendo em ordem decrescente de freqüência o 3º, 4º e 5º dedos. É comum apresentar-se bilateralmente, mas, quando unilateral, predomina em mão dominante.



A doença descrita é a 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis