Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho do ano 2025

O Anexo I da Norma Regulamentadora nº 7 (NR 7) fala sobre a monitoração da exposição ocupacional a agentes químicos. Dentre estes, os indicadores de exposição excessiva são aqueles que não têm caráter diagnóstico ou significado clínico. Eles avaliam a absorção dos agentes por todas as vias de exposição e indicam, quando alterados, após descartadas outras causas não ocupacionais que justifiquem o achado, a possibilidade de exposição acima dos limites de exposição ocupacional. Portanto, baseado na questão anterior, o momento da coleta indicado para o indicador biológico de exposição ao risco químico tricloroetileno é: 

O Anexo III da NR 10 em seu conteúdo aborda a programação mínima de treinamento para os empregados. Este anexo se divide em: curso básico - segurança em instalações e serviços com eletricidade e curso complementar - segurança no sistema elétrico de potência e em suas proximidades. Podemos afi rmar que a carga horária mínima do treinamento do curso básico e do curso complementar são:

#Questão 1120849 - Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança do Trabalho e Prevenção de Infortúnios, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia – Segurança do Trabalho

Em uma unidade de produção da Hemobrás, foi identificado um risco de contaminação por agentes biológicos durante o processo de manipulação de sangue e derivados. A equipe de segurança do trabalho foi designada para dimensionar a área de ventilação necessária para garantir a segurança do ambiente de trabalho, de acordo com a NR-32 e normas internacionais. Sabe-se que o ambiente possui um volume total de 500 m³ e a taxa de renovação do ar exigida para ambientes de risco biológico é de 12 trocas de ar por hora, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Considerando o volume do ambiente e a taxa de renovação, assinale o valor da vazão mínima de ventilação necessária em metros cúbicos por hora (m³/h) para garantir a segurança no laboratório e, ainda, a potência mínima requerida de um ventilador que deve ser utilizado para esse processo, considerando uma eficiência de 70% e uma pressão de operação do sistema de ventilação de 150 Pa, respectivamente.

#Questão 1120850 - Segurança e Saúde no Trabalho, Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia – Segurança do Trabalho

Durante a análise de um setor da Hemobrás em fase de expansão, o engenheiro de segurança do trabalho identificou a necessidade de revisar os controles de risco devido à exposição de trabalhadores a partículas em suspensão e ruídos elevados. Com base nas legislações e boas práticas sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A adequação do EPI à anatomia e ao conforto do usuário é obrigatória, sendo responsabilidade do empregador realizar ajustes e substituições quando necessário.
( ) Os EPIs devem ser considerados como a primeira medida de proteção, pois oferecem proteção direta e imediata ao trabalhador.
( ) Sistemas de ventilação exaustora para controle de partículas no ar são exemplos de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) que devem ser priorizados na hierarquia de controle de riscos.
( ) Ao empregador está facultada a necessidade de fornecer treinamento para o uso de EPIs quando o trabalhador já possuir experiência anterior no manuseio dos mesmos.
( ) A integração de medidas de proteção coletiva e individual é obrigatória, sendo vedado o uso exclusivo de EPIs para mitigar riscos que possam ser eliminados por EPCs.
( ) Caso um EPI seja fornecido sem o devido Certificado de Aprovação (CA), seu uso deverá ser imediatamente suspenso e o equipamento substituído por outro certificado.

A sequência está correta em 

#Questão 1120854 - Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança do Trabalho e Prevenção de Infortúnios, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Industrial de Hemoderivados e Biotecnologia – Segurança do Trabalho

A estatística dos acidentes de trabalho na empresa é uma ferramenta importante para monitorar, analisar e melhorar as condições de segurança no ambiente de trabalho. Ela ajuda a identificar padrões, avaliar riscos e implementar medidas preventivas para reduzir a incidência de acidentes. Para coletar e analisar esses dados, as empresas geralmente mantêm registros detalhados dos acidentes de trabalho que ocorreram durante um determinado período. De acordo com os conceitos de estatísticas dos acidentes de trabalho, o local onde ocorreu o acidente pode ser chamado de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis