Questões sobre Segurança do Trabalho e Prevenção de Infortúnios

O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas de precaução utilizadas com o intuito de proteger os colaboradores de uma empresa e diminuir eventuais perigos de ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é oferecer um ambiente de trabalho benéfico para que os afazeres laborais sejam alcançados da melhor maneira possível. 
Uma medida que NÃO deve ser adotada para segurança no trabalho é:
    A) Examinar as condições do ambiente do trabalho de uma maneira geral.

    B) Cuidar da integridade física dos colaboradores.

    C) Ter atitudes para minimizar o número de acidentes de trabalho.

    D) Propor ações de prevenção de acidentes de trabalho.

    E) Não fornecer equipamentos necessários para redução de eventuais riscos de acidentes de trabalho.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A questão da necessidade de Proteção Respiratória ganhou e tem ganhado muita importância nos últimos dois anos. Algumas máscaras de proteção têm respiradores, que são muito utilizadas por trabalhadores que exercem atividades utilizando produtos químicos, e que necessitam proteger seu sistema respiratório dos gases por eles liberados. No entanto existem outros tipos de máscara para proteção respiratória que são utilizadas em ambientes hospitalares e atualmente muito utilizados pela população em geral em virtude da pandemia do Covid 19. De acordo com a tipificação americana para classificação de máscaras, assinale a alternativa INCORRETA:
    A) Classe Q: como a Q95, Q99 e Q100, são indicadas para o tratamento da Covid-19, MERS, SARS e H1N1 em ambientes hospitalares.

    B) Classe P: máscaras que são absolutamente resistentes a óleos, tais como a P95, P99 e P100. Já as máscaras classificadas segundo a norma europeia, recebem o nome de PFF – Peças Faciais Filtrantes.

    C) Classe R: máscaras que são também resistentes a óleo por até oito horas, como a R95, R99 e também a R100.

    D) PFF1: essa máscara, dentre todas as da classe PFF, é a menos filtrante. Filtra até 80% de todos os aerossóis e tem, no máximo, 22% de fuga deles para o interior.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A  produtividade e a criatividade são qualidades  essenciais para o profissional  em qualquer setor de atividade. Contudo, criatividade e cumprimento de regras podem  não caminhar juntos e é justamente nesse descompasso que a integridade  física  pode  ser atingida. Nesse sentido, treinamentos  específicos e recomendações  devem  ser  observados antes de se executar qualquer atividade em um  ambiente profissional.  

                                             Internet:<www.trajanocamargo.com.br>  (com adaptações). 

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue o item.


Desconhecimento do risco ou do perigo, falta de treinamento e excesso de confiança estão entre as causas de acidentes em ambiente de trabalho.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No que se refere às medidas de segurança e às medidas preventivas contra acidentes no trabalho, julgue o item.


O improviso de ferramentas para tentar consertar equipamento danificado é uma atitude exemplar, que constitui medida de prevenção de acidente no ambiente de trabalho.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No que se refere às medidas de segurança e às medidas preventivas contra acidentes no trabalho, julgue o item.


O treinamento e a capacitação de profissionais são ações preventivas essenciais para se reduzir os riscos e os custos relacionados a acidentes de trabalho.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: