Questões de Saúde Pública da AMEOSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública da AMEOSC

O desenvolvimento das práticas educativas tem por base as ações de comunicação, imprescindíveis para fomentar os processos de mobilização. O objetivo dessas ações é a adesão das pessoas e da sociedade organizada, de maneira consciente e voluntária, para o enfrentamento de determinado problema. A comunicação não pode ser o único componente para trabalhar mudanças de comportamento. A educação em saúde também exerce importante papel nesse processo. Acerca da educação em saúde, julgue as afirmativas abaixo:

I. A Educação em Saúde se constitui como um conjunto de práticas antissociais, de conteúdo técnico que no âmbito das práticas de atenção à saúde deve ser vivenciada e compartilhada pelos trabalhadores da área, pelos setores organizados da população e consumidores de bens e serviços de saúde e de saneamento ambiental.
II. A Educação em Saúde é uma prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para a ação individual e coletiva.
III. Educação em Saúde é um processo assistemático, descontínuo e temporário que objetiva a formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando a busca de soluções coletivas para os problemas vivenciados e a sua "participação real" no exercício do controle social.

É correto o que se afirma em: 

A avaliação de risco familiar é uma ferramenta utilizada para classificar e diferenciar famílias atendidas por uma unidade de saúde ou equipe de saúde da família. Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I. A avaliação e identificação de fatores de risco familiares e individuais pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) é uma atividade fundamental na atenção primária à saúde.

PORQUE

II. Busca identificar condições que possam comprometer o bem-estar e a saúde da população, promovendo a prevenção e o cuidado integral.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental para a estruturação da Atenção Básica na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eficaz para garantir cuidados de saúde abrangentes, resolutivos e de qualidade, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo das necessidades da população. No que se refere a Estratégia Saúde da Família (ESF), registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__) É responsabilidade das três esferas de governo apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família - ESF como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
(__) As Secretarias Estaduais de Saúde e o Distrito Federal devem coordenar a Atenção Básica dentro de seus territórios, prestando apoio institucional aos municípios para a implantação, acompanhamento e qualificação da Estratégia Saúde da Família (ESF), sem contribuir para sua ampliação e consolidação.
(__) Cabe aos Estados e ao Distrito Federal fortalecer a Estratégia Saúde da Família na rede de serviços como a estratégia prioritária de organização da Atenção Básica.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.

A prática colaborativa e o trabalho em equipe são fundamentais para aprimorar o acesso universal e a qualidade da atenção à saúde. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que: 

O cadastramento consiste na vinculação da população à Unidade Básica de Saúde (UBS) através do mapeamento da região com registro dos dados individuais, sociais, demográficos e de saúde dos indivíduos.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/ geoprocessamento_cadastramento_territorializacao.pdf

No que diz respeito ao cadastramento das famílias, analise as afirmativas abaixo:

I. O cadastramento possibilita a obtenção de informações detalhadas sobre o perfil de saúde da população, ajudando a direcionar políticas públicas de saúde mais eficazes.
II. O processo de cadastramento permite identificar áreas com maior vulnerabilidade social e de saúde.
III. O cadastramento não considera as condições socioeconômicas ou de habitação da população, focando apenas nas condições clínicas dos pacientes.

É CORRETO o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis