Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Caso o município deixe de enviar os arquivos eletrônicos, com as fichas individuais de notificação ou a notificação negativa, por um período igual ou maior que dois meses consecutivos, o Ministério da Saúde suspende o repasse financeiro da atenção básica (piso da atenção básica) para o município, conforme Portaria N.º 1882/GM de 16/12/1997. Esta medida tem por objetivo evitar: 

Em 12 de junho de 2018 foi instituída a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), por meio da Resolução nº. 588/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). É considerada uma atividade transversal e essencial no processo de trabalho da Vigilância em Saúde e que identifica e explica os problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento de saúde abrangente:

Atualmente, há, no Brasil, uma ampla gama de agravos de saúde monitorados por meio de sistemas de informação que os constituem sistemas nacionais de informação e que permitem conhecer a frequência e a distribuição das enfermidades, sua forma de transmissão ou desenvolvimento, fatores de risco e fatores de proteção (VILLELA e GOMES, 2022). Tais sistemas constituem um conceito mais amplo em vigilância que é: 

A vacina é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências, proporcionando impacto indireto na diminuição do absenteísmo no trabalho e dos gastos com tratamento de infecções bacterianas secundárias e internações hospitalares. Aquela que é utilizada atualmente no Brasil é constituída por três tipos de cepas do influenzavírus, sendo dois tipos de influenzavírus A e um influenzavírus B. A imunidade aos influenzavírus resulta de infecção natural ou por meio de vacinação com vírus homólogo. Assim, um hospedeiro que tenha tido uma infecção com determinada cepa do influenzavírus, tiver uma nova infecção com a cepa variante do mesmo vírus:
Fonte: Moura, Alexandre Sampaio Belo Horizonte:UFMG/Nescon, 2015. p.:il.202 p. https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/37 03/1/Doencas-Infecto-Contagiosas-2016.pdf

O SINAN é um instrumento relevante para auxiliar o planejamento da saúde, definir prioridades de intervenção, além de permitir que seja avaliado o impacto das intervenções. Ele é um sistema de informação alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de:
Marque a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis