Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia e Saúde Coletiva

A vigilância dos fatores de risco gestacional deve ser contínua e sua identificação deve disparar medidas preventivas. Quanto à história reprodutiva anterior, são fatores que aumentam o risco da gestação atual, EXCETO:

A Síndrome Mão-Pé-Boca acomete, principalmente, crianças menores de cinco anos, e pode causar febre alta nos dias que antecedem as lesões na boca, amígdalas e faringe, além de bolhas nas plantas dos pés e mãos, nádegas e região genital. A transmissão do vírus ocorre por meio do contato:
I. Por gotículas respiratórias, como saliva, muco nasal e fezes. II. No manuseio de objetos contaminados. III. Com animais de estimação.
Estão CORRETOS:

De acordo com o Ministério da Saúde, Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte. Assinale a alternativa correta sobre a sua forma de transmissão:

De acordo com o Manual Integrado de Vigilância Epidemiológica do Botulismo do Ministério da Saúde (2006), analise as frases abaixo sobre algumas das principais formas de prevenção do botulismo alimentar:
I. Não consumir alimentos em conserva que estiverem em latas estufadas, vidros embaçados, embalagens danificadas, vencidas ou com alterações no cheiro e no aspecto.  II. Produtos industrializados e conservas caseiras que não ofereçam segurança devem ser descartados, uma vez que não adianta a fervura pelo fato de a toxina do botulismo ser termoestável. III. O mel é um dos alimentos mais perigosos, especialmente, para crianças menores de 2 anos, período de idade que deve ser evitado, pois há risco de conter esporos da bactéria do Botulismo. Este público ainda está adaptando sua microbiota intestinal aos novos alimentos, podendo assim, desenvolver quadros graves da doença.
Assinale a alternativa correta:

#Questão 952936 - Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, UniRV - GO, 2023, Prefeitura de Rio Verde - GO, Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária – Farmácia e Gera

O perfil epidemiológico das doenças transmitidas por alimentos no Brasil ainda é pouco conhecido. Somente alguns estados e/ou municípios dispõem de estatísticas e dados sobre os agentes etiológicos mais comuns, alimentos mais frequentemente implicados, população de maior risco e fatores contribuintes. No entanto há dados disponíveis de surtos que apontam alguns agentes mais frequentes. Sobre estes agentes etiológicos, assinale a alternativa que não é verdadeira em relação a esses agentes etiológicos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis