Questões de Saúde Pública do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Saúde Pública do ano 2022

#Questão 1065427 - Saúde Pública, , Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

Antes das lutas específicas por saúde, nos anos 1970, a palavra de ordem do movimento era “nosso corpo nos pertence”, visando à reapropriação do próprio corpo, isto é, ao reconhecimento de que o corpo de cada pessoa é o lugar primeiro da existência humana, lugar a partir do qual se ganha sentido na relação como o outro. O texto citado refere-se:

#Questão 1065428 - Saúde Pública, , Quadrix, 2022, CFP, Especialista em Psicologia - Psicologia Social

A desigualdade social no Brasil é uma das maiores do planeta, e essa condição mantém milhões de brasileiros em condição de extrema pobreza. Essa é uma das principais causas da violência endêmica que assola o país e alguns Estados brasileiros apresentam um índice de mortes violentas dignas de um estado de guerra. Não se trata de assunto exclusivo de uma política de segurança pública e, enquanto não superamos essa desigualdade social, é preciso que todos os que estão envolvidos com políticas públicas de saúde e assistência social contribuam para garantir proteção aos que sofrem o impacto da violência do Estado nos coletivos sociais. O texto está se referindo à: 

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) foi promulgada pela Portaria Interministerial nº 1, de 02 de janeiro de 2014, substituindo o Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, de 09 de setembro de 2003. A PNAISP, de acordo com sua concepção, deveria agregar ações conjuntas dos Ministérios da Justiça e da Saúde e, no plano estadual, das respectivas Secretarias de Estado. De acordo com Nascimento e Badaró-Bandeira (2018), que estudam essa Política, vários desafios cercam sua efetiva implementação, com o fornecimento de assistência à saúde aos presos – pessoas privadas de liberdade. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.

No Sistema Único de Saúde, a epidemiologia tem sido considerada a base para estabelecimento de prioridades, alocação de recursos e orientação programática.
É(são) dado(s) epidemiológico(s) de importância para o processo de territorialização:

Na Unidade Básica de Saúde, casos frequentes de queixas de febre, dor de cabeça, dor retro orbitária com presença de exantema no corpo preocupam a equipe de saúde da família.
Analise estas ações.
I. Realizar inspeções domiciliares, tratar e eliminar criadouros. II. Prescrever medicamentos analgésicos e hidratação oral. III. Encaminhar os usuários para a sala de vacinação. IV. Proporcionar atividades de educação em saúde e promover mobilização social no combate à doença.
O ACE pode contribuir para melhoria desses casos por meio das ações

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis