Listagem de Questões sobre Geral
Em telejornalismo, a gravação feita pelo repórter no local do acontecimento para ser usada no meio da reportagem chama-se:
cabeça;
mixagem;
quadro parado;
escalada;
passagem.
A foto de imprensa (fotojornalismo) compõe uma mensagem porque reúne:
uma fonte emissora, um signo e um significante;
um código, um canal de transmissão e um contexto;
um significante, um significado e um receptor;
uma fonte emissora, um canal de transmissão e um receptor;
um codificador, um transmissor e uma veiculação.
Com relação às técnicas jornalísticas empregadas na redação de textos informativos, é correto afirmar-se:
a repetição de palavras, idéias ou nomes pode ser importante na TV e no rádio, mas deve ser evitada nos jornais e revistas;
os nomes próprios devem vir, invariavelmente, precedidos de formas de tratamento, como Senhor, Doutor, Dona;
a supressão de artigos é recurso usual que acentua o coloquialismo e escapa à tendência ao estilo telegráfico;
o verbo assistir, no sentido de prestar assistência, precisa ser evitado por ser transitivo indireto e exigir preposição;
há a necessidade de se descrever minuciosamente as imagens, sempre que o veículo utilizado for a televisão.
A importância do conceito de comunicação social para as Relações Públicas assim se explica:
o conceito designa adequadamente o objeto de continuadas interações entre bem organizadas fontes de informação e a comunidade, ampliando o alcance das atividades de RP;
o conceito serve para a necessária denominação de um ou mais departamentos especializados em comunicações que a empresa mantém com seu público interno;
é expressão criada por autoridades eclesiásticas para dar conta de novas necessidades de comunicação propriamente relacionista com públicos externos;
termo forjado que se popularizou ao descobrir-se que um relações-públicas é um agente potencial de socialização, legitimando sua ação profissional;
o conceito representa recente tendência, tanto por parte de empresas, quanto de órgãos do governo, de encurtar o raio de ação de atividades de RP.
Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:
retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;
feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;
alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;
recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;
feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.
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