Listagem de Questões sobre Geral
Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:
fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";
a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;
a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;
bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;
todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.
Linguagem de um meio de comunicação se explica assim:
estrutura autônoma de significação utilizada por tal meio para a comunicação pretendida;
unidade de entrada para a realização de um processo midiático de transferência de sentidos;
fato essencialmente humano que um meio de comunicação adapta somente para suas transmissões;
conjunto de sinais dotado de alta taxa de redundância pelo qual um meio de comunicação atua;
articulação de significantes a seus supostos significados em um meio de comunicação.
Denomina-se evento a(o):
manifestação, em plano institucional, da condição profissional de um relações-públicas na hierarquia de uma empresa;
fato ou fenômeno excepcional e organizado por relações-públicas, com a finalidade de difundir filosofias empresariais;
festa, espetáculo ou comemoração organizados por um relações-públicas para ocultar do público a política da empresa;
reunião de representantes dos vários públicos a serem prontamente mobilizados pela ação de um relações-públicas;
acontecimento previsto e preparado por um relações-públicas, com objetivos promocionais, comunitários e institucionais.
Entre as tarefas de um relações-públicas está a de estabelecer uma eficiente comunicação com os diversos públicos de uma empresa. São características de tais públicos
são compostos por pessoas ou grupos de pessoas com pouca informação, voltados para a defesa de interesses empresariais;
em sua formação, nota-se um aglomerado de indivíduos reunidos por força de contigüidade espacial, sem opinião própria;
compõem-se de pessoas ou grupos organizados, que dispõem de informações e estão à procura de uma atitude comum;
manifestam, quando de sua formação, o claro intento de intensificar sua capacidade de fazer frente a controvérsias;
agem racionalmente, sem fazer concessões e sem compartilhar experiências, comunicando-as a outros grupos.
A atividade de programação visual para veículos impressos destina-se a dar "redação visual" a uma publicação, articulando:
paste-up, diagrama, espelho, computação gráfica, composição quente e fria;
hardware, software, internet, intranet, correio eletrônico, sistemas de busca;
massas de cores ou de preto e branco, fontes tipográficas, disposição de textos, ilustrações;
mancha gráfica, colunas, margens, programas de editoração, fluxogramas;
imagens variadas, aberturas, créditos, vinhetas, expediente, cabeçalhos, cenoplastia, arte final.
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