Questões de Relações Públicas do ano 2011

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Listagem de Questões de Relações Públicas do ano 2011

#Questão 100266 - Relações Públicas, Geral, UFPR, 2011, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Superior

A organização de uma “reunião internacional” está relacionada aos interesses e objetivos dos interlocutores entre nações, organizações particulares e não governamentais, que visam discutir e tomar decisões, cujas parcerias estão relacionadas a um plano institucional que as obriga a partilhar deveres e direitos. A respeito da coordenação e execução de reuniões internacionais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A partir da definição do tipo de reunião, local, data e existência de recursos humanos, técnicos e financeiros, o coordenador geral deve ter como características capacidade de organização e/ou participação em tais reuniões, liderança e trabalho em equipe, conhecimento de diplomacia e relações internacionais, além do domínio de línguas estrangeiras.

( ) Para reuniões de alto nível que envolvam número considerável de entidades, é conveniente que se faça uma visita à instituição/país anfitrião em reuniões preparatórias com os representantes das entidades/países, cerca de um ou dois meses antes do evento internacional.

( ) A organização envolve a preparação de materiais documentados que guiam a execução da reunião internacional, tais como circulares periódicas, fichas e formulários, comunicados de imprensa, discursos e documentos de trabalho, manual para delegados, manual para os representantes da mídia e dossiês de imprensa.

( ) A constituição de uma comissão organizadora deve incluir parceria com empresas de turismo, para trabalhar em conjunto na programação turística, de forma a proporcionar eventos paralelos aos participantes do evento principal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#Questão 100268 - Relações Públicas, Geral, UFPR, 2011, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Superior

Os símbolos nacionais, no Brasil, são definidos na Lei nº 5.700, de 1971, com atualização no decreto 7.419, de 31 de dezembro de 2010. Os símbolos nacionais são as representações da Pátria e da Nação brasileira e só possuem legitimidade quando integralmente aceitos e respeitados por todos. Sobre o assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) São símbolos nacionais perenes no Brasil: bandeira nacional, hino nacional, armas nacionais e selo nacional.

( ) A bandeira nacional poderá ser hasteada em mastros e adriças, em prédios, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, embarcações, ruas e praças, assegurado o devido respeito.

( ) No território brasileiro, a bandeira nacional tem posição de destaque ou “lugar de honra”, ou seja, à frente ou mais próxima do centro com outras bandeiras em panóplias, além de estar à direita, voltada para a plateia, de tribunas, púlpitos e mesas de reunião.

( ) Se a organização pública ou privada possuir hino, em solenidades e cerimônias no âmbito da organização terá precedência a execução do seu hino, seguido do hino nacional, do Estado e do Município, nessa ordem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

#Questão 100269 - Relações Públicas, Geral, UFPR, 2011, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Superior

O programa de visita é uma ação planejada, executada, controlada e avaliada para obtenção de objetivos antecipados estrategicamente para que, em sua aplicação tática e operacional nos eventos sucessivos, possam, através da experiência adquirida em cada visita, refletir o conceito interno e externo da organização. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Aspectos específicos dessa ação incluem as formas e os meios de comunicação pré-evento com os públicos envolvidos no programa de visitas, o que garante a identificação de diferentes perfis de públicos de interesse e a necessidade de flexibilizar o roteiro, o tempo e o local a ser visitado. 2. Para os profissionais responsáveis pelo programa de visitas, o cerimonial é uma ação dispensável, uma vez que já conhecem antecipadamente os perfis dos visitantes. 3. A equipe dos profissionais envolvidos no programa de visitas deve detalhar os trajes adequados aos visitantes e funcionários, bem como vestes especiais, além de prover materiais de identificação e nomear os profissionais responsáveis pelas exposições verbais orais (com intérpretes para outros idiomas). 4. A hospedagem, caso envolva pernoites dos integrantes do grupo de visitantes, é de total responsabilidade dos visitantes. Assinale a alternativa correta.

#Questão 100271 - Relações Públicas, Geral, UFPR, 2011, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Superior

Para Giacaglia (2004), “eventos são atividades complexas que exigem grande investimento em pessoal, tempo e dinheiro e que possuem objetivos gerais e específicos que, somente quando atingidos, justificam esses investimentos”. A verificação do cumprimento desses objetivos requer a aplicação de técnicas que permitem análises quantitativas e qualitativas, propiciando às organizações envolvidas avaliarem os resultados de um evento. Nesse sentido, quais das afirmativas abaixo apresentam proposições verdadeiras sobre as avaliações e análises quantitativas e qualitativas que poderão ser realizadas para se ter um retorno sobre os eventos? 1. A organização poderá analisar a quantidade de agendamentos e vendas geradas pelo evento, caso ele seja de natureza comercial. Além disso, cabe analisar a receita e o lucro gerados no período do evento e pós-evento e subtrair, desse total, o investimento empregado, para mensurar o lucro do evento. 2. Os serviços prestados por terceiros, bem como as atrações e promoções organizadas pela própria organização requerem análise quantitativa, pois a análise qualitativa não dá conta dessa avaliação. 3. A análise do serviço de assessoria de imprensa prestado antes, durante e após o período do evento, conhecido como clipping, avalia a eficiência dos press releases enviados à mídia, além dos novos contatos propiciados durante o período do evento e que poderão gerar novas matérias publicadas sobre a organização. 4. Devem ser entregues questionários aos participantes para que avaliem os diversos aspectos do evento, tais como o local, o material promocional e de divulgação, a programação e a organização, além de sugestões e críticas. Assinale a alternativa correta.

#Questão 100273 - Relações Públicas, Geral, UFPR, 2011, ITAIPU Binacional, Profissional de Nível Superior

No que diz respeito aos materiais promocionais dos eventos, há uma variedade a ser combinada, atendendo o padrão visual de acordo com o tema do evento. Em relação aos mecanismos de divulgação do evento, deve-se conhecer a dimensão do público de interesse, o local e a temática, para escolha das ações comunicacionais. Com base nesses mecanismos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A sinalização interna do local envolve a entrada, salas de atividades, corredores com setas indicativas, banners, cartazes e faixa de boas vindas com utilização da identificação visual do evento. ( ) No que se relaciona à divulgação do evento, entende-se que os organizadores devam limitar-se ao uso das mídias televisivas, de rádios e de jornais locais. ( ) A mídia dirigida impressa e eletrônica possibilita atingir o target do público de interesse, mas não evita que também compareçam convidados interessados apenas em coquetel, jantar, almoço ou show. ( ) Merece especial atenção a cobertura jornalística (possibilitada pelo envio de press releases e convites), pois entende-se que ela deve estar focada no evento. A comissão organizadora, por outro lado, deve disponibilizar porta-vozes que atendam nos horários adequados à imprensa, pois a cobertura deve finalizar suas pautas em seus respectivos veículos. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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