Questões de Redação Oficial do ano 2025

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Listagem de Questões de Redação Oficial do ano 2025

Nas redações oficiais há uma determinada forma para se referenciar para cada expediente, visando pela hierarquia e cordialidade. Tendo em vista o emprego dos pronomes de tratamento, é correto afirmar que:

Em determinados contextos se faz necessário o emprego de redações oficias, a fim de tornar a comunicação um ato mais eficiente e unificado. Considerando esse modelo de comunicação a ser redigida, assinale a afirmativa correta.

A redação administrativa no setor público deve respeitar determinados atributos, que garantem a qualidade da comunicação pública. Com base nesses atributos, analise o caso hipotético a seguir:


Assunto: Solicitação de Ajustes no Sistema de Protocolo


Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal,


Gostaria de sugerir melhorias no sistema de protocolo da Câmara, pois tenho observado falhas frequentes que atrasam os processos internos. Como tenho experiência em lidar com sistemas administrativos, acredito que minha proposta será a mais adequada para resolver a situação. Além disso, acho que os atrasos são causados pela falta de treinamento adequado dos servidores do setor de protocolo. É importante que esse problema seja resolvido o mais rápido possível, conforme já mencionei em reuniões anteriores. Sugiro que a pauta seja discutida na próxima reunião administrativa, em um horário conveniente para mim, considerando minha agenda restrita.


Atenciosamente,

Maria A. Silva

Chefe do Departamento Administrativo


Com base nos atributos da redação administrativa, identifique o principal problema no texto, considerando a existência de impressões individuais de quem comunica e as críticas diretas a colegas de trabalho. 

Um órgão público municipal utiliza o ofício como instrumento essencial de comunicação oficial, devido à sua frequência e importância na formalização de informações, solicitações e decisões. Maria, auxiliar administrativa, foi questionada por seu superior sobre as características que definem os ofícios no contexto da Administração Pública. Com base nas características dos ofícios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os ofícios são comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre Administração e particulares, em caráter oficial.


( ) Os ofícios são elaborados por pessoa física, como meio de comunicação formal endereçada ao setor público.


( ) Na elaboração dos ofícios são empregadas expressões regionais e linguagem informal apenas para facilitar o processo de comunicação.


( ) Os ofícios podem abranger tanto questões administrativas quanto sociais.


( ) A única função dos ofícios é transmitir orientações gerais e ordens escritas sobre a execução de determinados serviços públicos, para orientar os subordinados nas atividades.


A sequência está correta em

Determinada servidora da Câmara Municipal de um município mineiro realiza diversas atividades relacionadas à comunicação interna. Em um contexto organizacional, existem três tipos de comunicação: ascendente, descendente e horizontal. Nesse sentido, para bem desenvolver suas atividades, é necessário compreender cada um desses tipos e as formas de comunicação inerentes a eles. Com base nesse cenário hipotético, NÃO corresponde a um exemplo de comunicação descendente:

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