Questões de Redação Oficial do ano 2025

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Listagem de Questões de Redação Oficial do ano 2025

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, qual é o pronome de tratamento adequado para se dirigir a um Ministro de Estado:

Na redação oficial, existem mecanismos que estabelecem a coesão e a coerência de um texto: referência, substituição, elipse e uso de conjunção. No que se refere a esses mecanismos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Referência. (2) Substituição. (3) Elipse. (4) Uso de conjunção.

( ) Estabelecer ligação entre orações, períodos ou parágrafos.
( ) Relacionar termos a outros necessários à sua interpretação.
( ) Omitir termo recuperável pelo contexto.
( ) Colocar item lexical no lugar de outros ou de uma oração.

#Questão 1100751 - Redação Oficial, Manual de Redação da Presidência da República, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa – Assistente Administrativo

O poder público usa a redação oficial para redigir documentos oficiais. Além da norma-padrão da língua portuguesa, a redação oficial deve apresentar, EXCETO: 

#Questão 1100752 - Redação Oficial, Aspectos gerais da Comunicação Oficial, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa – Assistente Administrativo

No que diz respeito à utilização das formas de tratamento e endereçamento, deve-se considerar não apenas a área de atuação da autoridade, mas também a posição hierárquica do cargo que a pessoa ocupa. Nesse contexto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pronomes de tratamento concordam em gênero com as pessoas a que se referem.
( ) As abreviaturas das formas de tratamento devem ser evitadas, uma vez que demonstram menos respeito que os pronomes na forma extensiva.
( ) Para o servidor público em geral, que não exerce nenhum cargo de chefia, recomenda-se o uso do vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo, e de Vossa Senhoria no corpo do texto.

A sequência está correta em 

Sobre a formatação de documentos no padrão ofício, analise as sentenças:

I - O tamanho do papel deve ser A4 (29,7 cm x 21 cm).
II - A margem lateral esquerda é de no mínimo, 3 cm de largura.
III - A margem lateral direita é de 1,5 cm.
IV - As margens superior e inferior são 4 cm.
V - A área de cabeçalho é na segunda página, 5 cm a partir da margem superior do papel.
VI - A área de rodapé nos 2 cm da margem inferior do documento.
VII - Na correspondência oficial, a impressão pode ocorrer em ambas as faces do papel.
VIII - Os textos devem ser impressos na cor preta em papel branco, reservando-se, se necessário, a impressão colorida para gráficos e ilustrações.
IX - Para destaques deve-se utilizar, sem abuso, o negrito. Deve-se evitar destaques com uso de itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a sobriedade e a padronização do documento.
X - As palavras estrangeiras não devem ser grafadas em itálico.
XI - Os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento de trechos para casos análogos. Deve ser utilizado, preferencialmente, formato de arquivo que possa ser lido e editado pela maioria dos editores de texto utilizados no serviço público.

Após a análise, pode-se afirmar:

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