Questões de Redação Oficial do ano 2023

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Listagem de Questões de Redação Oficial do ano 2023

#Questão 959701 - Redação Oficial, Elementos de Ortografia e Gramática, UFSM, 2023, UFSM, 2023 - UFSM - Assistente em Administração

   Atualmente, as instituições têm utilizado sistemas eletrônicos para agilizar os procedimentos e aumentar a capacidade de recuperação das informações. Essa modificação do documento em papel para documento eletrônico ocorre em razão do avanço das novas tecnologias, que trazem benefícios e desafios para os profissionais.    O Sistema Eletrônico de Informação (SEI), utilizado nas instituições, trouxe economia de espaço, facilidade no acesso, rapidez na produção, transmissão e armazenamento, o que permite uma maior interação com os usuários.     O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública.
Fonte: BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de Redação da Presidência da República. 3. ed.,rev., atual. e ampl. - Brasília: Presidência da República, 2018. 189p. Disponível em http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/ assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/ manual-de-redacao.pdf. Acesso em 01 dez. 2022. (Adaptado)
   O uso dos sistemas eletrônicos para a produção de documentos oficiais não anula os requisitos básicos previstos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação de textos.    Relacione os atributos da redação oficial apresentados na coluna à esquerda com as definições apresentadas na coluna à direita.
(1) Precisão (2) Objetividade (3) Concisão (4) Formalidade (5) Padronização
( ) Observância a regras de civilidade, apresentação do texto, diagramação e emprego da norma-padrão da língua.
( ) Qualidade do texto em transmitir o máximo de informação com o mínimo de palavras.
( ) Emprego de linguagem respeitosa e uso das orientações dos manuais.
( ) Articulação da linguagem comum ou técnica para a perfeita compreensão da ideia veiculada no texto.
( ) Apresentação de ideias em hierarquia: inicialmente, as principais e, posteriormente, as secundárias. 
A sequência correta é 

Um mesmo ofício que é enviado por mais de um órgão e se destina também a mais de um órgão receptor denomina-se:

Na Correspondência oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Julgue as opções abaixo marque V(verdadeiro) e F(falso) referente a utilização de pronomes de tratamento no texto oficial.
(__)No texto oficial, ao Presidente da República é permitido o uso de abreviatura, V. Exa..
(__)No texto oficial, para outros postos militares, que não seja ao Oficial General das Forças Armadas, é permitido o uso de abreviatura, V. Sa..
(__)No texto oficial, ao Embaixador, é permitido uso de abreviatura, V. Exa..
Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

#Questão 959710 - Redação Oficial, Ata, Prefeitura de Belmonte - SC, 2023, Prefeitura de Belmonte - SC, 2023 - Prefeitura de Belmonte - SC - Auxiliar Administrativo

 É o resumo escrito dos fatos e decisões tomadas, em reunião, sessão ou assembleia para um determinado fim ou evento que seja necessária uma certificação legal de algo que tenha ocorrido que seja considerado importante. Este documento, se houver necessidade pode ser utilizado como prova em situações futuras. Na maioria das vezes, é escrita à mão pelo secretário, em livro próprio, deve conter um termo de abertura e um termo de encerramento, é permitido ser digitado. Por ter valor jurídico este documento, deve ser feito de tal modo que não seja possível introduzir modificações posteriores.
De acordo com o contexto, qual documento está sendo descrito, marque a opção CORRETA.

A publicação da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República por meio da Portaria nº 1.369, de 27 de dezembro de 2018 trouxe algumas alterações referentes à redação das comunicações oficiais. Marque a única alternativa com os tipos de documentos oficiais usados pelos servidores públicos. 

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