Questões de Redação Oficial

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Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item. 

Em palavras utilizadas para designar cargos e títulos cuja grafia exija o emprego do hífen, é opcional o uso de iniciais maiúsculas ou minúsculas, desde que todos os termos hifenizados sigam a mesma opção de grafia, como nos casos de diretor-geral e Diretor-Geral

Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item.

Por serem comunicações oficiais, os correios eletrônicos redigidos em âmbito institucional devem conter os mesmos elementos obrigatórios presentes no padrão ofício, como é o caso da indicação, no corpo do e-mail, da data e do local de proveniência da correspondência, ainda que o próprio sistema apresente tais informações ao destinatário. 

Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item.

No que se refere aos textos de atos normativos, é correto afirmar que, embora permitidos, mediante previsão legal, para a designação de entidades da administração pública indireta, as siglas e os acrônimos não devem ser utilizados para designar órgãos da administração pública direta. 

Analise as afirmativas abaixo em relação à normatização e formatação das comunicações e correspondências oficiais.
1. Os números cardinais, quando designam ano, devem ser escritos sem ponto e sem espaço entre o milhar e a centena. 2. Os nome dos meses devem ser escritos com inicial maiúscula. 3. Quando o ofício for assinado por mais de um signatário, deve-se observar a hierarquia do menor para o maior. 4. Em um ofício, não se antepõe título profissional ao nome do signatário. 5. Nos ofícios em que haja a necessidade de se utilizar mais de uma folha, recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada do expediente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a partir do que dispõe o Suplemento à 3ª Edição do Manual de Padronização e Redação dos Atos Oficiais do Estado de Santa Catarina.

( ) A redação de correspondências oficiais deve seguir características específicas de cada tipo de expediente. ( ) A introdução deve ser elaborada com criatividade, visando estimular o receptor à leitura. ( ) O vocativo, nas comunicações, é seguido de ponto e vírgula, sem reentrada de parágrafo. ( ) As formas de encerramento devem ser seguidas de ponto final. ( ) O cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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