( ) A redação de correspondências oficiais deve seguir características específicas de cada tipo de expediente. ( ) A introdução deve ser elaborada com criatividade, visando estimular o receptor à leitura. ( ) O vocativo, nas comunicações, é seguido de ponto e vírgula, sem reentrada de parágrafo. ( ) As formas de encerramento devem ser seguidas de ponto final. ( ) O cargo ocupado por pessoa do sexo feminino deve ser flexionado no gênero feminino.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta sobre esse assunto e o referido Suplemento.
I. A redação deve ser feita em linguagem objetiva, evitando o uso de adjetivos. II. Os números e os valores devem ser escritos por extenso. III. O redator deve utilizar o tempo verbal pretérito perfeito do indicativo.
Está(ão) CORRETO(S):
Com relação às técnicas oficiais de redação e elaboração de correspondências, julgue o item.
Ao redigir uma correspondência oficial, acompanhando a natural evolução da língua e com vistas à obtenção de clareza e de precisão em seu texto, o redator deve utilizar a linguagem coloquial, já que ela é imediata e facilmente compreendida por todos os usuários do idioma.
Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o seguinte item.
Embora os pronomes de tratamento se refiram à segunda pessoa gramatical, a concordância verbal com eles deve ser estabelecida com o uso da flexão verbal de terceira pessoa, como no seguinte exemplo, em que a forma pronominal alude ao destinatário da comunicação: Vossa Senhoria encaminhou o documento.
Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o seguinte item.
O fecho Atenciosamente deve ser empregado somente nas comunicações oficiais cujo destinatário ocupe cargo da mesma hierarquia do remetente.
A respeito de correspondência oficial, julgue o próximo item, conforme as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
Caso seja necessário fazer referência a algum documento ou a dado que complemente o assunto a ser tratado em um ofício, essa informação deverá ser digitada em nota de rodapé, em fonte de tamanho reduzido (menor que 10).
OFÍCIO n.º 9/2022/SGeD
Brasília, 5 de abril de 2022.
À Senhora
Fulana de Tal da Silva
Diretora do Setor de Abastecimento – SAb
Setor de Abastecimento da Universidade
Universidade – Prédio 3 – 2.º andar
00012-345 Brasília – DF
Assunto: Solicitação de compra de materiais.
Senhora Diretora do Setor de Abastecimento,
...
Com relação a aspectos textuais e linguísticos do Ofício n.º 9/2022/SGeD, apresentado anteriormente, julgue o item a seguir, com base no MRPR.
No trecho “sendo necessária a liberação do valor para a compra solicitada”, ao final do corpo do texto do ofício apresentado, o uso do gerúndio em “sendo” é considerado inapropriado pelo MRPR.