Questões de Redação Oficial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redação Oficial

#Questão 953627 - Redação Oficial, O Padrão Ofício, UFSM, 2023, UFSM, 2023 - UFSM - Assistente em Administração

A redação oficial deve ter como base o uso da norma-padrão da língua praticada pelos profissionais administrativos. Para isso, é importante que o redator conheça a gramática da língua e faça bom uso dela.
A seguir, são apresentados alguns trechos de documentos oficiais.
I - Informamos não haverem empecilhos legais para o prosseguimento do processo. II - O sistema fará a migração da produção acadêmica dos docentes a partir de dezembro de cada ano. III - As planilhas seguem em anexo para conferência desse setor. IV - Em princípio, informamos que a reunião ocorrerá às 8:00 do dia 09/05/23.
Quanto ao uso da norma-padrão, está(ão) correta(s)

Paula Fernanda iniciou recentemente suas atividades no departamento de redação oficial de uma determinada prefeitura municipal. Sua função principal é analisar e corrigir os documentos redigidos pelos secretários. Sendo assim, ao analisar diversos ofícios redigidos pelo secretário da educação, identificou que um deles apresentava erro em relação a pronomes de tratamento. Com base nas normas de redação oficial, assinale a alternativa em que consta o erro identificado pela revisora.

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), o uso dos pronomes de tratamento ocorre em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Tendo em vista o enunciado, assinale a alternativa que apresenta os termos adequados de endereçamento, vocativo e corpo do texto, respectivamente, de um ofício encaminhado por um prefeito municipal ao presidente do Supremo Tribunal Federal – STF. 

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os atributos da redação oficial aos respectivos conceitos. 


Coluna 1

1. Clareza.

2. Precisão.

3. Concisão. 


Coluna 2


( ) É antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. É o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

( ) Qualidade básica de todo texto oficial, que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.

( ) Manifestação do pensamento ou da ideia com as mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma, que acata os preceitos da gramática formal e emprega um léxico compartilhado pelo conjunto dos usuários da língua. O uso do padrão culto é, portanto, imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas, sintáticas, regionais, dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Em consonância com o padrão culto da redação oficial, analise as assertivas abaixo:
I. O uso do padrão culto significa empregar linguagem jornalística, técnica ou narrativa, evitando, no entanto, a prolixidade. II. A consulta à gramática e aos livros literários e? imperativa na redação de um bom texto. III. A língua culta e? contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade.
Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis