Questões de Redação Oficial da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Redação Oficial da FUNDATEC

Em relação às expressões e vocábulos latinos de uso frequente nas comunicações administrativas oficiais, analise as assertivas abaixo:

I. Data Venia significa “à vontade”, “segundo a vontade”, “ao arbítrio”.
II. Erga omnes significa “diz-se de ato, lei ou decisão que a todos obriga”.
III. Ad hoc significa “para o caso”, “eventualmente”, “para essa finalidade”.

Quais estão corretas?

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (2018) e excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República, analise as assertivas a seguir sobre a identificação do signatário em comunicações oficiais:

I. O nome da autoridade que expede a comunicação deve ser grafado em letras maiúsculas, sem negrito, e não deve haver linha acima do nome.
II. O cargo da autoridade que expede o documento deve ser redigido sem iniciais maiúsculas.
III. Para evitar equívocos, é recomendado que a assinatura não fique em página isolada; ao menos a última frase anterior ao fecho deve ser transferida para a mesma página.

Quais estão corretas?

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), qual é o fecho correto a ser utilizado em comunicações oficiais dirigidas a autoridades de hierarquia superior ao remetente, inclusive o Presidente da República?

Segundo Gomes (2015), é o registro exato e resumido de decisões tomadas em uma reunião que, em geral, deve ser assinado pelas pessoas que presidiram e secretariaram a reunião. Pode ser formal (em livro próprio) e informal (em folhas avulsas). Nesse registro, deve constar: cabeçalho, nome e endereço da empresa, objetivo da reunião, desenvolvimento, fecho, local, data e hora da finalização. O trecho refere-se à: 

Com base em Kaspary (2017), em relação à digitação qualitativa, analise as seguintes assertivas:


I. Em atos normativos, os numerais deverão ser grafados em algarismos quando constituírem mais de uma palavra. Ex.: 25, 143, 824.


II. Em atos normativos, os numerais indicativos de porcentagens que constituírem mais de uma palavra serão grafados na forma numérica seguida do símbolo %. Ex.: 33%, 154%.


III. Quando designarem um ano, os números cardinais devem ser escritos sem ponto ou espaço separando as classes. Ex.: 2015, 2025.


Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis