Questões sobre Raciocínio Analítico

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Raciocínio Analítico

A, B, C e D são alguns dos candidatos à presidência de um certo país. Um analista político, em entrevista a um programa de rádio, fez três previsões sobre o 1o turno das eleições:

− Se A ficar em primeiro lugar, então nem B e nem C ficarão entre os três primeiros.

− Se B ficar entre os três primeiros, então A não ficará entre os três primeiros.

− Se D ficar entre os três primeiros, então C ficará entre os três primeiros.

Assim, se A ficar em primeiro lugar no 1o turno e se as previsões do analista estiverem corretas, então, sobre B, C e D, pode-se concluir que

Os 240 formandos de uma faculdade de Direito participaram de uma pesquisa que os inquiria sobre suas pretensões profissionais, de modo que podiam optar por nenhuma, uma ou mais das seguintes possibilidades: trabalhar em um escritório bem estabelecido, ingressar em um cargo público, abrir o próprio escritório. O s dados coletados foram os seguintes:

− 10% não indicaram nenhuma das possibilidades contidas na pesquisa;

− 30% almejam ingressar em um cargo público;

− 50 têm interesse tanto em um cargo público quanto em trabalhar em um escritório bem estabelecido, mas não cogitam abrir seu próprio negócio;

− 50% têm interesse em trabalhar em um escritório bem estabelecido ou em abrir seu próprio escritório, mas não se interessam por cargos públicos;

− 20 têm interesse exclusivamente por trabalhar em um escritório bem estabelecido.

Sendo assim, a quantidade daqueles que, entre esses formandos, têm interesse exclusivo por abrir seu próprio escritório é

Almir, Beto, Célio e Danilo trabalham em uma repartição pública e suas idades são: 30, 31, 32 e 33 anos, não necessariamente nessa ordem. Suas ocupações são: auxiliar de escritório, contador, ouvidor e escriturário, ainda que não necessariamente nessa ordem. Sabe-se que:

− o auxiliar de escritório, que é o mais jovem dos quatro, é primo de Almir e sempre toma café com Beto;

− Célio, que é o mais velho dos quatro, mora no mesmo prédio do contador;

− Almir é dois anos mais novo que o escriturário.

Nas condições descritas acima, é correto afirmar que, necessariamente,

Cristiano, Lauro, Pedro, Lúcia, Paula e Margarida formam três casais. Os homens são nascidos em João Pessoa, Patos ou Campina Grande. Sabe-se que: o que nasceu em João Pessoa é casado com Margarida; Pedro nasceu em Campina Grande; Paula não é casada com Pedro; e Cristiano não nasceu em João Pessoa.

No diagrama a seguir, estão marcadas as informações com S (sim) ou N (não), por exemplo, o N no cruzamento da coluna que contém Paula com a linha que contém Pedro indica que Paula não é casada com Pedro.

Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir, completando a tabela, se necessário.

Cristiano é casado com Lúcia.

Ana, Catarina, Jussara, Mirela e seus irmãos, Jorge Braga, Carlos Leitão, Augusto Silva e Mauro Trindade, são agentes administrativos de determinado órgão público. Dos 32 processos a serem digitados, Ana ficou com 1, Catarina ficou com 2, Jussara ficou com 3 e Mirela ficou com 4. Jorge deverá digitar a mesma quantidade de sua irmã, Carlos deverá digitar o dobro de processos de sua irmã, Augusto deverá digitar o triplo de processos de sua irmã e Mauro deverá digitar o quádruplo de processos de sua irmã.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

É possível que os nomes das jovens sejam: Ana Silva; Catarina Trindade; Jussara Braga; e Mirela Leitão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis