Questões de Química da UFPR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química da UFPR

Ao se perguntar às pessoas de um grupo quais suas cores favoritas, a maioria responderá azul. Provavelmente, por essa razão, a descoberta acidental do pigmento azul da Prússia por Diesbach no começo do séc. XVIII foi uma criação tão preciosa. Do seu uso nas artes, atualmente esse material encontra aplicações em medicamentos até janelas eletrocrômicas. O material é formado pela combinação de Fe(III) (Fe, Z = 26) e o íon ferrocianeto [Fe(CN)6]4-, em que Fe(II) está em campo octaédrico coordenado ao ligante de campo forte CN- . A cor azul intensa é proveniente de uma transição de intervalência entre Fe(III) e o íon ferrocianeto. Ao oxidar eletroquimicamente o ferrocianeto ao ferricianeto [Fe(CN)6]3- , a cor desaparece. Esse fenômeno é explorado nas janelas eletrocrômicas.
Ventura, D. O lendário azul da Prússia, cor que pode salvar ou tirar vidas. Disponível em www.bbc.com. Adaptado.
A distribuição eletrônica na valência do par associado à conversão eletroquímica de oxidação mencionada no texto é descrita por:

#Questão 950422 - Química, , UFPR, 2023, IF-PR, Engenharia de Materiais

Sobre a fibrilação (ou esgarçamento), é correto afirmar:

Os cientistas usam a tabela periódica para acessar rapidamente informações sobre um elemento, como seu símbolo, número ou massa atômicos. A organização da tabela periódica também permite avaliar tendências nas propriedades atômicas, tais como energia de ionização (EI) e eletronegatividade de Pauling (?P), ou mesmo propriedades dos respectivos cátions bivalentes, como dureza absoluta de Pearson (?) e acidez (pKa). No grupo 12 da tabela temos, de cima para baixo, os elementos zinco, cádmio e mercúrio.
Analisando as propriedades mencionadas no texto, para o grupo 12 e partindo do zinco em direção ao mercúrio, é possível prever tendência de:

A contaminação por mercúrio do ambiente e das populações ribeirinhas na região amazônica, causada pelo garimpo ilegal, tem se agravado e alcançado níveis alarmantes. Mais recentemente, esse problema tem sido noticiado paralelamente a outras denúncias de crimes contra povos indígenas que vivem nas reservas da região. O mercúrio metálico (Hg) usado na extração do ouro converte-se em outras espécies, comumente na forma de cloretos, como cloreto mercuroso (Hg2Cl2), cloreto mercúrico (HgCl2) e cloreto de metilmercúrio (CH3HgCl). O perigo e os riscos associados a essas espécies são descritos nas fichas de segurança, e algumas informações estão colocadas no quadro a seguir. 
Imagem associada para resolução da questão

Entre os compostos listados, verifica-se maior perigo associado à espécie:

A química teve impacto na nossa vida cotidiana em diversos momentos e segmentos, inclusive revolucionando a maneira de nos vestirmos. O surgimento dos tecidos sintéticos alterou profundamente a indústria têxtil. Os tecidos de poliéster são um dos principais exemplos. Na reação de polimerização por acilação, mostrada a seguir, são empregados dois monômeros.
Imagem associada para resolução da questão

Para obtenção do produto (P), o derivado de cloreto de acila (A) deve reagir com o reagente (B), que é o:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis