Questões de Química da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química da FUMARC

Analise o esquema abaixo, que representa a evolução de um parasito no organismo humano.

              

             Legenda:

              a-infecção                                      c-ação defensiva do organismo(anticorpos) 

              b- fase aguda (parasitemia alta)      d- fase crônica (parasitemia baixa)

 

De acordo com o gráfico e com seus conhecimentos, o parasito relacionado é:

O exame parasitológico de fezes tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa de diferentes formas parasitárias que são eliminadas nas fezes. Muitas vezes, o número de formas parasitárias eliminadas nas fezes é pequeno, havendo a necessidade de concentrá-las. O método que concentra ovos de helmintos através da filtração em tela metálica ou de náilon, de uma determinada malha, que retém os detritos maiores e permite a passagem de detritos menores e ovos, ocorrendo concentração destes últimos na amostra fecal, se refere ao método de:

As lipoproteínas do plasma transportam quase todo o colesterol e os lipídios esterificados no sangue. As principais lipoproteínas são quilomícrons, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL), lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL).

Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.

I- A LDL constitui cerca de 59% das lipoproteínas totais do plasma, sendo o colesterol responsável por metade da massa de LDL.
II- O colesterol LDL é considerado o melhor indicador isolado de doença coronariana, ao lado de fatores de risco coexistentes.
III- O consumo moderado de álcool parece aumentar o nível de HDL em indivíduos de vida sedentária.
IV- Níveis de LDL igual ou superior a 160 significam estado de alerta para o indivíduo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Existem vários métodos de desproteinização do sangue. Dentre eles, o método no qual o principal atributo está no fato de que as dosagens de ácido úrico e glicose, executadas no filtrado, são mais seguras, pois os glóbulos vermelhos do sangue encerram substâncias que interferem nesta, se refere a:

O diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV envolve métodos para a pesquisa do vírus ou de partículas virais. Dentre esses métodos, pode-se citar que o PCR e outros métodos semelhantes, como bDNA e NASBA, têm sido utilizados para a quantificação de vírus circulante, caracterizando-se como marcador importante da progressão da infecção e para o controle da eficácia de medicação anti-retroviral. A descrição acima se refere ao método de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis