Questões de Química da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química da Banca não informada

Quantidades enormes de energia podem ser armazenadas em ligações químicas e a quantidade empírica estimada de energia produzida numa reação pode ser calculada a partir das energias de ligação das espécies envolvidas. Talvez a ilustração mais próxima deste conceito no cotidiano seja a utilização de combustíveis em veículos automotivos. No Brasil alguns veículos utilizam como combustível o Álcool Etílico Hidratado Combustível, conhecido pela sigla AEHC (atualmente denominado comercialmente apenas por ETANOL).

Considerando um veículo movido a AEHC, com um tanque de capacidade de 40 L completamente cheio, além dos dados de energia de ligação química fornecidos e admitindo-se rendimento energético da reação de 100 %, densidade do AEHC de 0,80 g/cm3 e que o AEHC é composto, em massa, por 96% da substância etanol e 4% de água, a quantidade aproximada de calor liberada pela combustão completa do combustível deste veículo será de

A figura seguinte representa um experimento de eletrólise da água.

Com relação ao experimento, dentre as substâncias iniciais e as que foram formadas no processo de eletrólise da água, são consideradas substância simples, composta e mistura, respectivamente:

O carvão e os derivados do petróleo são utilizados como combustíveis para gerar energia para maquinários industriais. A queima destes combustíveis libera grande quantidade de gás carbônico como produto. Em relação ao gás carbônico, são feitas as seguintes afirmativas:

I - é um composto covalente de geometria molecular linear.

II - apresenta geometria molecular angular e ligações triplas, por possuir um átomo de oxigênio ligado a um carbono.

III - é um composto apolar.

Das afirmativas apresentadas está(ão) correta(as)

Hilton Japiassu, importante filósofo brasileiro, foi o primeiro em nosso país a apontar, em um livro seu de 1979, a insatisfação com o saber fragmentado. Nas ciências, bem como em outras áreas, sente-se a necessidade de superar o isolamento entre as disciplinas e rever o papel dos professores na formação dos alunos. A arte é um bom caminho para vencer as barreiras da fragmentação. O músico e poeta Arnaldo Antunes, com frequência, acessa discursos do campo científico através de uma arte discursivamente responsiva. O poema verbo-visual a seguir, chama-se “Átomo Divisível”.

Nele, o poeta se apropria do conhecimento da ciência, da divisibilidade do átomo, e nos fala da fragilidade das certezas humanas. Aí está uma das características da ciência: as verdades transitórias. Em relação à história dos modelos atômicos, quem pela primeira vez defendeu a divisibilidade do átomo foi:

A figura seguinte representa um experimento de eletrólise da água.

Com relação ao experimento, dentre as substâncias iniciais e as que foram formadas no processo de eletrólise da água, são consideradas substância simples, composta e mistura, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis