Questões sobre Reações, Soluções e Transformações Químicas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Reações, Soluções e Transformações Químicas

Julgue os itens a seguir, relativos à termoquímica e a assuntos correlatos. As reações químicas são acompanhadas de liberação ou absorção de energia. Se a energia dos produtos é maior que a dos reagentes, a energia é liberada; se a energia dos produtos é menor que a energia dos reagentes, o sistema absorve a energia das vizinhanças durante o curso da reação. Isso está de acordo com a lei da conservação de energia.

Com relação à velocidade de reação química, a fatores que a influenciam e a assuntos correlatos, julgue os itens de 95 a 100. A velocidade de uma reação química é calculada pela multiplicação da variação de concentração de uma substância pelo intervalo de tempo em que a variação considerada ocorre, levando em conta o coeficiente estequiométrico da substância.

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue os itens de 107 a 112. Uma substância cujas soluções aquosas contêm íons é chamada de eletrólito. Uma substância que não forma íons em solução é chamada não eletrólito. Por exemplo, as diferenças entre soluções contendo cloreto de sódio e sacarose devem‐se, em grande parte, ao fato de o NaCl ser iônico, enquanto o C12H22O11 é molecular.

Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue os itens de 113 a 116. Um dos métodos para caracterização dos fenóis se baseia no teste com cloreto de ferro (III). Nesse teste, os fenóis formam complexos incolores, nos quais ocorre uma reação de complexação entre a hidroxila fenólica e o íon Fe3+. Como o FeCl3 possui coloração amarela, a ausência de cor indica a presença de fenol.

No que diz respeito a reações orgânicas e a métodos de separação, julgue os itens de 117 a 120. Saponificação é a reação de hidrólise básica de uma gordura ou óleo, em que são formados glicerol e um sabão. Nessa reação, ocorre a clivagem de um grupo éster para regenerar o álcool e o ácido dos quais o éster foi derivado, ou seja, é o processo no qual um éster é hidrolisado em solução alcalina para formar um álcool e uma base conjugada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis