Questões de Química do ano 2023

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Listagem de Questões de Química do ano 2023

O abuso de drogas é um sério problema social em todo o mundo. No Japão, a metanfetamina é a droga mais popular, com um crescimento expressivo pelo consumo de ecstasy. Um método amplamente utilizado pela medicina para a realização de exames antidoping é a:

Os processos químicos são definidos através da aplicação dos princípios físicos, químicos e biológicos visando à transformação de um material ou uma mistura de materiais através de uma ou mais operações. Nesse contexto, os processos químicos são classificados de acordo com o procedimento de entrada e saída de matéria do volume de controle. Sob o ponto de vista do tempo e do tipo de operação envolvido, as siderúrgicas são um exemplo de processo:

#Questão 950560 - Química, Técnicas de Laboratório, SELECON, 2023, IF-RJ, Técnico de Laboratório/Química

Reconhecer os principais instrumentos, equipamentos e vidrarias utilizados em práticas laboratoriais, além de permitir o conhecimento acerca de suas aplicações e formas de manuseio, são questões fundamentais que podem garantir análises e resultados de qualidade. Nesse sentido, a técnica indicada para aferição de volumes de líquidos de difícil manipulação, como líquidos voláteis e viscosos, reduzindo erros na transferência de volumes, chama-se: 

O cloro, na forma de íons cloreto (Cl- ), está presente em águas naturais e residuárias. A determinação deste íon é um importante parâmetro na qualidade de água tanto para consumo humano (Portaria GM/MS 888/2021) quanto para lançamento de efluentes em corpos hídricos (CONAMA430/2011). Uma amostra de 10,0 g de água foi titulada com 22,4 mL de uma solução de íons Ag+(0,100 mol L-1 ), como mostra a reação abaixo:
Imagem associada para resolução da questão
A porcentagem (%) de íons Cl- presente na amostra é:  Dados: MMCl = 35,5 g mol -1

#Questão 950562 - Química, Substâncias e suas propriedades, SELECON, 2023, IF-RJ, Técnico de Laboratório/Química

Após uma aula prática de química, um determinado grupo de alunos precisou fazer o tratamento de uma solução residual de sulfato de cobre (CuSO4). Para a realização deste processo, eles foram auxiliados e supervisionados pelo técnico do laboratório. Os procedimentos adotados pelos alunos, respectivamente, para a remoção do cobre e tratamento do líquido remanescente foram:

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