Questões de Química do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química do ano 2016

#Questão 598018 - Química, Geral, FGV, 2016, COMPESA/PE, Analista de Saneamento

Uma mistura gasosa de 10 mmol de CO e 10 mmol de H2O é colocada em um reator de 500 mL e aquecida até 500 °C, atingindo o equilíbrio:

#Questão 598019 - Química, Geral, FGV, 2016, COMPESA/PE, Analista de Saneamento

A amônia atmosférica é de fundamental importância para a química ambiental, pois se trata de um composto capaz de neutralizar, em determinada extensão, gases ácidos e espécies ácidas adsorvidas em partículas.

Em uma determinada temperatura, a amônia apresenta pKb= 5. Nessas condições uma solução 0,1mol.L–1 de amônia apresentará valor de pH igual a Dado: pKw = 14

#Questão 598020 - Química, Geral, FGV, 2016, COMPESA/PE, Analista de Saneamento

Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Brønsted (1879-1947) e o químico inglês Thomas Lowry (1874-1936) propuseram uma definição de ácidos e bases mais geral do que a proposta anteriormente por Arrhenius (1859-1927). O conceito de Brønsted- Lowry está baseado no fato de que a reação ácido-base envolve transferência de íons H+ de uma substância para outra.

#Questão 598021 - Química, Geral, FGV, 2016, COMPESA/PE, Analista de Saneamento

A piretrina e a aletrina, cujas estruturas estão representadas a seguir, são inseticidas naturais muito utilizados no controle de pragas agrícolas, antes da Segunda Guerra Mundial.

Hoje, esses e outros compostos naturais inspiram a busca por biopesticidas, substâncias produzidas pela natureza que são capazes de atuar no controle de pragas. O objetivo é que os biopesticidas, que causam menos danos ao ecossistema, substituam paulatinamente os inseticidas sintéticos.

As cadeias carbônicas da piretrina e da aletrina possuem

#Questão 598022 - Química, Geral, FGV, 2016, COMPESA/PE, Analista de Saneamento

Para determinar a concentração de ortofosfato em uma amostra foi utilizado o método do ácido ascórbico. Nesse método, o ácido ascórbico reage com o ortofosfato, na presença de molibdato de amônio e de antimonil tartarato de potássio em meio ácido, formando o ácido fosfomolíbdico, que será reduzido formando azul de molibdênio. A intensidade da coloração da substância observada em espectofotômetro em comprimento de onda 880 nm indica a concentração de ortofostato. A curva de calibração a seguir foi obtida utilizando o método do ácido ascórbico para amostras padrões de ortofosfato.

Uma amostra desconhecida contendo ortofosfato apresentou absorvância 0,090 ua seguindo as mesmas condições de análise. A concentração de ortofosfato, em mg.L-1, nessa amostra é de, aproximadamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis