Questões de Química do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química do ano 2007

O diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas pode ser feito através de uma abordagem bacteriológica, que envolve o preparo e análise de meios de cultura. Com base nesse assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Abaixo estão relacionadas algumas características de um organismo da família Enterobacteriaceae.

· É a causa mais comum das infecções do trato urinário e de sepse causada por bastonetes Gram-negativos.
· É uma das principais causas de meningite neonatal.
· Algumas cepas são entero-hemolíticas.
· É anaeróbio facultativo abundante no cólon e nas fezes.
· Em ágar-EMB, as colônias possuem um brilho esverdeado característico.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que o organismo relacionado é:

Sobre representantes da família Enterobacteriaceae foram feitas as afirmações:

I. Amostras suspeitas são normalmente inoculadas em dois meios de cultura: uma placa de ágar-sangue e um meio seletivo diferencial como ágar MacConkey ou ágar-eosina-azul de metileno.
II. A capacidade diferencial de um meio de cultura seletivo baseia-se na fermentação de lactose, que é o critério metabólico mais importante utilizado para identificação desses organismos.
III. Organismos que não fermentam lactose como Salmonella e Shigella formam colônias coradas, enquanto os organismos fermentadores de lactose formam colônias incolores.
IV. O efeito seletivo dos meios na supressão do crescimento dos organismos Gram-positivos indesejáveis é exercido pelos sais biliares ou por corantes bacteriostáticos presentes no ágar.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Os estreptococos de importância médica como Streptococcus pyogenes, S. agalactiae e S. pneumoniae apresentam algumas características em comum. São características desses estreptococos, EXCETO:

O diagnóstico de certeza da infecção malárica só é possível pela demonstração do parasito, ou de antígenos relacionados, no sangue periférico do paciente. No entanto, em virtude de seu padrão epidemiológico diverso, várias têm sido as abordagens diagnósticas da malária. Sobre esse assunto, foram feitas afirmações:

I. A despeito do grande avanço nas técnicas imunológicas de diagnóstico ocorrido nas últimas décadas, o diagnóstico da malária continua sendo feito pela tradicional pesquisa do parasito no sangue periférico, seja pelo método da gota espessa seja pelo esfregaço sangüíneo.
II. A visualização do parasito através de microscopia óptica deve ser feita após coloração com corante vital (azul-de-metileno e Giemsa), sendo esse método essencial para a diferenciação específica dos parasitos a partir da análise da sua morfologia e das alterações provocadas nos eritrócitos infectados.
III. A determinação da densidade parasitária pode ser útil para a avaliação prognóstica e deve ser realizada em todo paciente com malária.
IV. O diagnóstico de malária através de PCR não é um método usual dos laboratórios de pesquisa, em virtude de custo elevado, reagentes necessários e da alta complexidade técnica.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis