Questões sobre Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor

#Questão 1090019 - Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

        Uma mulher de 32 anos de idade, sem histórico psiquiátrico prévio e sem histórico de uso de substâncias, funcionária pública, vem passando por uma série de mudanças em seu setor de trabalho nos últimos 3 meses, o que tem promovido um aumento significativo de conflitos interpessoais entre os colegas. Há duas semanas, após uma conversa com seu chefe, ela recebeu a notícia de que seria redirecionada para outra área, pois estavam realinhando os processos de trabalho. Essa notícia foi recebida com muita angústia e desespero, pois ela não esperava e não desejava essa mudança. Ficou se sentindo preterida e desvalorizada com a decisão de seu chefe. Desde o ocorrido, passou a apresentar um humor deprimido, choro fácil e sentimentos de desesperança em relação ao seu trabalho e seu futuro. Mesmo insatisfeita, seguiu comparecendo ao trabalho, sem alterações no sono, na alimentação ou na concentração. Porém, dado o sentimento de revolta, começou a chegar atrasada, sair mais cedo e protelar entregas de demandas a ela destinadas. Começou ainda a ter problemas em casa, com muitas brigas com seu marido e filhos, por sua irritabilidade acentuada. Nesse contexto, passou a dirigir em alta velocidade e a colocar o carro na contramão, embora negue ter vontade de morrer ou de se matar. Diante dessa situação, foi levada a atendimento especializado contra sua vontade.

Julgue o item subsecutivo, considerando o caso clínico hipotético apresentado.


O provável diagnóstico da paciente em questão é um transtorno depressivo maior (episódio único), pois os sintomas apresentados, o contexto laboral e os prejuízos sociais são suficientes para determinar esse diagnóstico. 

#Questão 1090031 - Psiquiatria, Distúrbio Bipolar e Transtorno de Humor, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário – Área: Apoio Especializado – Especialidade: Medicina (Ramo: Psiquiatria)

Em relação à saúde mental na infância e na adolescência, julgue o item seguinte.


Processos genéticos afetam significativamente a predisposição ao transtorno bipolar, sendo o maior fator de risco, podendo-se afirmar que as adversidades como violência, negligência e abusos na infância não são um fator de risco conhecido para esse transtorno. 

Sobre o manejo clínico de pacientes com transtorno bipolar em fase maníaca aguda, assinale a alternativa CORRETA: 

Paciente em uso de escitalopram devido a quadro de transtorno depressivo maior com boa resposta terapêutica; porém, com queixa de libido reduzida após introdução da medicação. Já apresentou convulsão febril na infância. Diante de uma troca, qual a medicação mais indicada para o quadro?

De acordo com as diretrizes do Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments (CANMAT-2018), qual (is) das opções a seguir é (são) considerada (s) tratamento de primeira linha para o manejo de um episódio de mania aguda em pacientes com transtorno bipolar?

I - Lítio em monoterapia
II - Aripiprazol em monoterapia
III - Ziprazidona em monoterapia
IV - Quetiapina + ácido valproico
V - Lítio + ácido valpróico

As respostas CORRETAS estão contidas em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis