Questões de Psiquiatria do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psiquiatria do ano 2022

Ainda há uma associação errônea da ECT (eletroconvulsoterapia) com técnicas de tortura. Essa visão estigmatizada se justificou durante o período em que o método era aplicado de forma indiscriminada, muitas vezes sem o consentimento do paciente ou dos familiares e na ausência de dispositivos hoje utilizados, como a anestesia e os relaxantes musculares.
Analise as afirmações quanto às indicações da ECT:
I. A WPA recomenda a ECT como tratamento agudo inicial para doença depressiva severa, em especial aquelas com sintomas psicóticos e depressão com alto risco de suicídio;
II. A ECT é eficaz no tratamento da depressão resistente aos antidepressivos e no controle rápido dos sintomas de catatonia;
III. A depressão representa 50% das indicações de ECT;
IV. A ECT é empregada exclusivamente para um subgrupo de pacientes esquizofrênicos com sintomas catatônicos.
Quais estão corretas?

Sobre esquizofrenia marque verdadeiro ou falso e assinale a sequência correta


(   ) A esquizofrenia se apresenta como enfermidade crônica, evoluindo, via de regra, com períodos de recaída e remissões, em geral incompletas, entre os episódios, com níveis variáveis de prejuízo funcional e de comorbidades.


(   ) Os sintomas positivos envolvem alteração no teste de realidade, incluindo delírios, alucinações e outras distorções. Podem haver delírios de diversas naturezas, com graus variados de persistência, sistematização e influência sobre o comportamento.


(   ) Embora o mecanismo fisiopatológico exato seja desconhecido, acredita-se que estejam associados com déficit dopaminérgico nigroestriatal.

Sobre a esquizofrenia é correto afirmar:

Empresário de 40 anos procurou tratamento psiquiátrico após o término de um relacionamento amoroso. Ele relata ter sido abandonado por diversas namoradas ao longo da vida, por causa de suas explosões repentinas de raiva. Essas explosões aconteciam com muita frequência e eram desencadeadas por motivos banais. Em várias ocasiões, o paciente ficava tão incontrolavelmente furioso que jogava coisas pelo chão, quebrava objetos e fazia escândalos em público, o que deixava extremamente envergonhado poucas horas depois. Episódios semelhantes também ocorriam às vezes no seu trabalho. Entre os episódios, ele era uma pessoa calma, gentil, amorosa e tinha muitos amigos. 
O diagnóstico mais provável para o quadro clínico descrito é transtorno:

A bioética tem quatro princípios fundamentais que devem ser analisados para resolver dilemas éticos sobre atendimentos ou tratamentos de saúde.
Aquele que define que os profissionais de saúde devem tratar todos os doentes com o mesmo cuidado e atenção, sem diferenças no tratamento por questões sociais, culturais, étnicas, de gênero ou religiosas, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis