Questões de Psicologia da UPE / UPENET / IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UPE / UPENET / IAUPE

Considerando o Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa incorreta.

Observe as afirmativas abaixo sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e sobre a saúde mental.

I. O movimento pela reforma psiquiatra no Brasil, cujo início está situado entre os anos 1978-1980, tendo à frente o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), surge em oposição à concepção de que o portador de transtorno mental deve ser removido e excluído do meio social. Neste contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos de Atenção Psicossocial (Naps) foram instituídos, enquanto unidades de assistência que, em oposição a essa concepção, procuram efetivar uma proposta de desinstitucionalização da loucura.

II. Uma forma de abordagem da saúde mental, numa perspectiva preventiva, é aquela que enfoca o processo de adoecimento como uma resposta às crises evolutivas, de caráter físico, emocional ou social, inerentes ao ciclo vital normal. Os conflitos subjacentes a esses momentos evolutivos têm a capacidade de promover um processo de desadaptação e, conseqüentemente, de adoecimento. Neste contexto, é importante frisar que o conceito de crise não se confunde com o de doença.

III. Para a promoção da saúde mental, considerando o conceito de crise, temos as ações preventivas que podem ser tipificadas como primária, secundária ou terciária. A primária, particularmente, corresponde ao conjunto de ações direcionado para as condições etiológicas, individuais e sociais, que favorecem o aparecimento das doenças mentais, ou seja, os fatores de risco. Intervindo sobre esses fatores, diminui-se a incidência das doenças.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

No âmbito do grupo e, em particular, das relações de vínculo familiar, ocorre um fenômeno que pode ser descrito assim: "Trata-se de experiências vivenciais em que o impasse, a ambivalência e a confusão mentais são a conseqüência de mensagens comunicativas contraditórias e impossíveis de ser logicamente obedecidas." (Osório, 2000).

Assinale a alternativa que identifica corretamente este fenômeno.

No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:

I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.

II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.

III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).

Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".

Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis