Questões de Psicologia da UNIUV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UNIUV

São mecanismos de defesa do adolescente, segundo Anna Freud:

Levisky e Blos (1998) afirmam que, apesar das diferenças marcantes entre a experiência de meninos e meninas durante a puberdade, ambos têm seu ego invadido pela emergência pulsional, e, não podendo administrá-la suficientemente, acabam deparando-se com o transbordamento de afetos e comportamentos, os quais serão mais, ou menos, controlados pelo superego. A pulsão pede descarga, mas o superego não pode permiti-la. Frente a esse conflito, o ego lança mão de uma nova defesa que surge com a pré adolescência que permite que possam ser satisfeitas as necessidades de pulsão, dando vazão aos desejos, e, ao mesmo tempo, faz com que um superego desaprovador possa ser amenizado. Essa nova defesa é chamada pelos autores de:

A respeito da leitura Piagetiana da afetividade nas relações professor/aluno, analise as premissas abaixo:

I. O interesse, para Piaget, é o elemento poderoso e comum de afetividade que, por sua vez, influencia nossa seleção de atividades intelectuais, ou seja, a seleção não é provocada pelas atividades cognitivas, mas pela afetividade, o que Piaget chama de interesse.

II. Para Piaget, o desenvolvimento do raciocínio moral é uma consequência do desenvolvimento cognitivo o afetivo e, durante o estágio operatório formal, o raciocínio moral é visto como pré normativo.

III. Pela reciprocidade, ocorre a descentração afetiva, que leva aos sentimentos e à vida moral. Se não houver, por parte do professor, respeito aos valores sociais que vão diferenciar aluno para aluno, dificilmente haverá respeito ou qualquer outra forma de relação que possa colaborar com o desenvolvimento da aprendizagem.

IV. A utilização de muitos elogios pode estabelecer uma falsa confiança do adulto diante da capacidade de a criança vir a compreender verdadeiramente o que aprende, reforçando ainda mais sua insegurança. Nesse caso, quando acontece a aprendizagem, esta é superficial e mecânica, a criança passa a realizar suas atividades em função da recompensa que poderá receber.

Assinale a alternativa correta:

Para Carl Rogers, as crianças nascem com uma necessidade básica de aceitação e aprovação dos outros, e é essa necessidade, a principal força socializadora por trás de seu comportamento, que as faz obedientes aos pais e professores. Essa necessidade é chamada pelo autor de:

A ação preventiva dos atrasos ou distúrbios de desenvolvimento pode ser conduzida em três níveis, prevenção primária, secundária e terciária. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis