Questões de Psicologia da Quadrix

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Listagem de Questões de Psicologia da Quadrix

De acordo com a Resolução nº 10/2005 (que aprova Código de Ética Profissional), o psico?logo podera? intervir na prestac?a?o de servic?os psicolo?gicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, em determinadas situac?o?es. Sobre elas, julgue os itens a seguir.
I. A pedido do profissional responsa?vel pelo servic?o. II. Em caso de emerge?ncia ou risco ao beneficia?rio ou usua?rio do servic?o, quando dara? imediata cie?ncia ao profissional. III. Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupc?a?o volunta?ria e definitiva do servic?o. IV. Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenc?a?o fizer parte da metodologia adotada.
Assinale a alternativa correta. 

Sobre os deveres fundamentais do Psicólogo, previstos na Resolução nº 10/2005 (que aprova Código de Ética Profissional), assinale a alternativa incorreta. 

   Segundo o Censo Escolar de 2020, a 1.ª série do Ensino Médio é a que a apresenta as maiores taxas de reprovação e abandono. Apenas no ano de 2019, a taxa de insucesso chegou a 19,5%. Na rede pública, esse índice foi de 21,3%. No que se refere ao Ensino Superior, o Censo da Educação Superior 2020 registrou que, do total de alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2011, durante o transcurso de dez anos, apenas 40% concluíram o mesmo curso de ingresso. Além disso, 37% dos ingressantes desistiu de seu curso de entrada até o final do 3.° ano.  


Internet: <https://download.inep.gov.br> (com adaptações).


Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item. 


A escola é responsável não apenas pelo desenvolvimento físico e motor do aluno, da linguagem, do pensamento e da socialização, mas também pelo desenvolvimento da personalidade. Ao desenvolvê-la, o indivíduo diferencia-se do outro e compreende paulatinamente as próprias habilidades e características individuais. Trata-se de um processo fundamental para a construção da autopercepção e da autoestima, que, posteriormente, influenciarão a definição vocacional. 

   Segundo o Censo Escolar de 2020, a 1.ª série do Ensino Médio é a que a apresenta as maiores taxas de reprovação e abandono. Apenas no ano de 2019, a taxa de insucesso chegou a 19,5%. Na rede pública, esse índice foi de 21,3%. No que se refere ao Ensino Superior, o Censo da Educação Superior 2020 registrou que, do total de alunos que ingressaram no Ensino Superior em 2011, durante o transcurso de dez anos, apenas 40% concluíram o mesmo curso de ingresso. Além disso, 37% dos ingressantes desistiu de seu curso de entrada até o final do 3.° ano.  


Internet: <https://download.inep.gov.br> (com adaptações).


Considerando a realidade do Ensino Médio e do Ensino Superior no Brasil, julgue o item. 


O elevado índice de evasão no Ensino Superior é reflexo da desigualdade social no País, porque a permanência dos estudantes nessa etapa depende tão somente da capacidade financeira dos alunos: além de custearem os próprios estudos, os estudantes trabalham precocemente para garantir o seu sustento e o de sua família. 

      A universitas constituía uma simples associação de indivíduos, sem o caráter institucional das universidades modernas. Bastava que os alunos estivessem ligados a um mestre e o seguissem. Essa agregação formava a chamada schola, ou “família”. Os alunos seguiam os mestres por todos os lugares, e as aulas poderiam acontecer em qualquer lugar.
Internet: <https://histedbrantigo.fe.unicamp.br> (com adaptações).
Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.
Para Michel Foucault, os estabelecimentos de ensino, como escola e universidade, da forma como foram estruturados na Modernidade, conformam a sociedade em um modelo panóptico. 

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