Questões de Psicologia da IESES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da IESES

O trabalho clínico com sofrimentos nas relações familiares, ou em face de vínculos familiares, pode requerer informações sobre como a como a família é ou foi afetada pelas mudanças e experiências relacionadas às mudanças, que surgem ao longo dos ciclos de vida familiar. Sobre as mudanças nos ciclos de vida familiar, é INCORRETO afirmar: 

Ainda que exista uma forte identificação do campo da psicopatologia ao modelo da biomedicina, umas das principais características da psicopatologia é seu caráter interdisciplinar, para o qual concorre uma multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos. Indique a correta relação entre algumas das escolas existentes em psicopatologia, considerando as ênfases de seus estudos.  

Imagem associada para resolução da questão

No trabalho de psicólogos, o exame do estado mental pode ser necessário em situações diversas, ainda que tal exame não fosse o objetivo direto de uma prática profissional. Ou seja, o exame do estado mental também deve se fazer presente entre as competências do profissional. Sobre o exame do estado mental, é INCORRETO afirmar: 

A Sra. Olinda, de 47 anos, procurou a atenção primária de seu território a fim de realizar vinculação a este serviço, tendo em vista que se mudou de Brumadinho, município de Minas Gerais para Santa Catarina. Em Minas, não vinha tendo atendimento da atenção primária, pois trabalhava e tinha plano de saúde, a partir do qual apenas visitava um ginecologista anualmente. Mudou-se, pois, meses depois do grande acidente na barragem da Valle que acometeu aquele município, ficou viúva. Vem até a Atenção Básica pois, frequentemente se vê com forte dores de estômago. Aqui veio morar com o filho, nora e netos. Não tem rede social e apenas faz algumas costuras, mas sem grande ânimo, sobre o que diz para a enfermeira que a acolheu passar grande parte do dia sem vontade de conversar com as pessoas. A enfermeira que a acolheu ficou preocupada com a possibilidade de a paciente estar apresentando depressão em algum nível. Diante disso, levou o caso para a discussão do NASF, a fim pensar um projeto terapêutico específico, ou singular, para a paciente. Com base no CASO DA DONA OLINDA, indique o que seja correto no desenvolvimento de um Projeto Terapêutico Singular para o caso. 

I. Dona Olinda deverá ser encaminhada para um Centro de Atenção Psicossocial ou serviço equivalente, a fim de alcançar atendimento psicossocial e medicamentoso e específico, como o próprio nome diz, especializado, para sua condição, que pode envolver um quadro depressivo.

II. Uma vez que na atenção primária da região ocorre um grupo de mulheres coordenado pela equipe do NASF, deve ser discutido com Dona Olinda sua vontade de participar dessa atividade; e, paralelamente, deverá ser acompanhada pelo médico de saúde da família, a fim de ter avaliada sua condição gástrica.
III. Dona Olinda não deve ser encaminhada para um outro nível de atenção em saúde, mas deve ser pensada junto a ela estratégias de saúde integral, que envolva sua condição biopsicossocial, a fim de retomar o ânimo para suas atividades e resolver sua condição gástrica. Nesse processo deve ser potencializada sua rede social a fim de construir vínculos e apoio no acompanhamento de seu autocuidado.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) assertiva(s): 

CASO DA DONA OLINDA. Leia o caso a seguir: 
A Sra. Olinda, de 47 anos, procurou a atenção primária de seu território a fim de realizar vinculação a este serviço, tendo em vista que se mudou de Brumadinho, município de Minas Gerais para Santa Catarina. Em Minas, não vinha tendo atendimento da atenção primária, pois trabalhava e tinha plano de saúde, a partir do qual apenas visitava um ginecologista anualmente. Mudou-se, pois, meses depois do grande acidente na barragem da Valle que acometeu aquele município, ficou viúva. Vem até a Atenção Básica pois, frequentemente se vê com forte dores de estômago. Aqui veio morar com o filho, nora e netos. Não tem rede social e apenas faz algumas costuras, mas sem grande ânimo, sobre o que diz para a enfermeira que a acolheu passar grande parte do dia sem vontade de conversar com as pessoas. A enfermeira que a acolheu ficou preocupada com a possibilidade de a paciente estar apresentando depressão em algum nível. Diante disso, levou o caso para a discussão do NASF, a fim pensar um projeto terapêutico específico, ou singular, para a paciente.

No tocante aos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde e da Rede de Atenção em saúde, dispostos na Política Nacional de Atenção Básica, indique diretamente (em primeiro plano), qual princípio e qual diretriz atendido no caso de Dona Olinda.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis