Questões de Psicologia da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FGV

#Questão 1058749 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico – Psicologia

Com relação ao processo de envelhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I. A vida sexual não se extingue com a idade avançada, mesmo com inúmeras transformações sofridas pelo corpo, ela apenas muda.
II. As modificações ocasionadas pelo envelhecimento marcam de forma significativa a vida dos indivíduos, podendo trazer sentimentos de desvalorização.
III. O envelhecimento é um fenômeno natural, universal, irreversível e ocorre de forma simultânea e igualitária nos seres humanos.

Está correto somente o que se afirma em: 

#Questão 1058750 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico – Psicologia

Marília é professora de matemática e, no processo de ensino de problemas aritméticos, constrói duplas de estudantes em sala de aula, e esses alunos se auxiliam mutuamente na resolução das questões. Ela percebe que dessa forma as crianças conseguem resolver juntas os problemas que sozinhas não conseguiriam.
Muito embora Marília não saiba, ela está fazendo uso de um conhecido conceito da Psicologia Sócio-Histórica, que é:

#Questão 1058756 - Psicologia, Psicodrama, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico – Psicologia

Com relação ao Psicodrama, analise as afirmativas a seguir.

I. Orienta-se pela emoção e pela cocriação, buscando promover estados espontâneos, discriminar e integrar o individual com o coletivo.
II. O protagonista pode ser um indivíduo ou um grupo que catalisa o foco da ação.
III. O coordenador dos trabalhos pode ser assistido por egos auxiliares que podem encarnar pessoas ausentes importantes na estruturação dos conflitos.

Está correto o que se afirma em:

Anthony, 12 anos, passou a ter comportamento disperso e agressivo depois da separação de seus pais, Alberto e Antônia. Entendendo que o filho estava expressando sofrimento emocional, a mãe foi ao consultório da psicóloga Poliana, demandando por início de terapia psicológica para o filho, sem consultar o ex-marido.
De acordo com os preceitos trazidos pela Resolução CFP nº 13/2022 e pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, é correto afirmar que:

Ana Maria atua como psicóloga clínica de adultos e atendeu em seu consultório o advogado Jeferson por três anos. Depois do fim do processo terapêutico, ele procurou novamente pela profissional, demandando que ela atue como perita no processo judicial que ele move contra a ex-esposa Jéssica, em pedido da guarda unilateral do filho de ambos, Jean, de 2 anos.
Segundo as disposições contidas na Resolução CFP nº 10/2005, Ana Maria:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis