Questões de Psicologia da CONSULPAM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da CONSULPAM

O reconhecimento de uma profissão, segundo Monteiro (2015), é quando muitas pessoas começam a responder com sucesso às necessidades sociais com um certo conhecimento teórico e prático. Assim como na psicologia da saúde e hospitalar, conforme decisão do Conselho Federal de Psicologia (CFP) n.º 03/2016, os psicólogos devem dominar habilidades e competências básicas. O objetivo central da graduação em psicologia é formar profissionais de pesquisa e ensino e deve garantir a construção e o desenvolvimento de conhecimentos orientadores. A saber:

I- Muitas referências que buscam apreender o fenômeno psicológico e suas interfaces.
II- Atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais e os direitos humanos, visando a promoção da qualidade de vida do ser, enquanto indivíduos ou enquanto sociedade.
III- Respeitando a ética nas relações com clientes e usuários.

Assinale a alternativa CORRETA que evidencia essa competência.

Definir que um comportamento é anormal, tomando como base em algumas condutas pode provocar dificuldades na decisão entre normal e anormal. Atualmente, a comunidade da saúde mental utiliza procedimentos diagnósticos para decidir se um indivíduo se encaixa nos critérios para a anormalidade, ou seja, critérios para um transtorno psicológico. Assinale a alternativa CORRETA que melhor define esses critérios. 

O conhecimento da psicopatologia é em grande parte devido à psicanálise. Sem pensar no comportamento, você não pode mais se concentrar na doença mental e não pode pensar em perspectivas dinâmicas. Ambos estão sujeitos a um sistema dual que depende do próprio organismo. Claude Bernard propôs um princípio geral: "Primeiro, é preciso colocar a questão médica na observação da doença, e depois analisar o fenômeno patológico, buscando uma explicação fisiológica para isso. Isso traduz que:

O estudo da doença ou transtorno mental é baseado nas ordens das manifestações na psicopatologia. Como qualquer outro objeto, ele começa com um olhar atento ao seu desempenho. Isso significa que, para observar, também é preciso:

“O acolhimento expressa uma ação de aproximação, de relação com o usuário que procura os serviços de saúde, a qual não se restringe apenas ao ato de receber, mas se constitui em uma sequência de atos e modos que compõem as metodologias dos processos de trabalho em saúde em qualquer nível de atenção. Para isso, preconiza-se que a humanização permeie o encontro entre os trabalhadores e usuários, a partir de uma relação de escuta e responsabilização, na qual o paciente é portador e criador de direitos” (PROCHNOW et. al., 2009). Segundo a expectativa do acolhimento no ambiente hospitalar, considera-se:

I- É ineficaz a presença de um acompanhante no ambiente do hospital caso o paciente seja adulto com possibilidades de mobilização.
II- A presença do acompanhante é fundamental para potencializar a adesão do paciente ao tratamento.
III- O acolhimento é uma das principais diretrizes da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde.
IV- O acolhimento no ambiente hospitalar é desconsiderado, tendo em vista a superlotação do serviço.

Assinale a opção CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis