Questões de Psicologia da CONSULPAM

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da CONSULPAM

A mídia e as comunicações são conhecidas por publicar incansavelmente, descobertas médicas que prometem alívio para qualquer tipo de sofrimento mental. As notícias sempre afirmam que a consternação são, na verdade, doenças orgânicas cujas causas acabaram de ser descobertas e os remédios que as curam. Nessa perspectiva, a Psicopatologia é:

Acerca das Responsabilidades do Psicólogo que dispõe sobre os deveres fundamentais dos psicólogos, segundo o Art. 1º, analise as assertivas a seguir:

I- Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código.
II- Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.
III- Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas a natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas e reconhecimento infundados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.

Após julgar os itens, assinale a alternativa CORRETA.

As austeridades legais à profissão de psicólogo estão previstas no Código de Ética da Profissão de Psicólogos, aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia em 03/08/79. Desde então, as questões éticas associadas a esta área de atuação profissional expandiram-se e assumiram novas proporções. Os produtos desse movimento podem ser identificados nas Resoluções da Comissão Nacional de Saúde 4.196/96, de 10/10/96 para o desenvolvimento de diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Essa decisão afeta completamente a produção do conhecimento psicológico. O Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo. Para tanto, na sua construção, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I- Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência.
II- Estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e em suas práticas particulares.
III- Comtemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais.
IV- Abrir espaço para a discussão exclusivo para o psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência. 

No período de transição entre os séculos XVIII e XIX, as intervenções psicológicas e suas tentativas ocorreram, sendo um exemplo clássico a hipnose, que transformou o que chamamos de “psicoterapia” em “psicoterapia”. O processo de um paciente como um tratamento e processo terapêutico. No modelo mais recente, analisando as alternativas, encontramos um modelo geral de psicoterapia:

I- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo, existencial, dos fatores comuns e dos fatores biopsicossociais. Modelo psicanalítico, comportamental e cognitivo como principais.
II- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo e existencial, apenas.
III- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo e humanista como exclusivos.
IV- Modelo psicanalítico, comportamental, cognitivo, existencial, dos fatores comuns e dos fatores biopsicossociais.

Assinale a alternativa CORRETA.

Diante do melhor comportamento anormal, bem como, os múltiplos pontos de vista que incorporam alguns fatores, assinale a alternativa CORRETA quanto o que causa o comportamento anormal.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis