Questões de Psicologia da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da COMPERVE

Otávio, 19 anos, aluno do curso de Medicina, procura apoio institucional com queixas de perseguição em sala de aula. Segundo o aluno, o professor o está perseguindo, expondo suas limitações e o colocando em situações constrangedoras diante da turma. Além disso, o aluno comenta que tem ouvido vozes, o que o tem deixado perturbado, e ele acredita que todos conhecem os seus pensamentos. Diante desse quadro, a hipótese diagnóstica para o caso é

Na perspectiva do interacionismo simbólico, parte-se da compreensão de que os indivíduos são sujeitos do processo, no qual desenvolvem sua própria personalidade e, ao mesmo tempo, apropriam-se dos costumes e valores sociais em interação com o contexto sociohistórico em que cada pessoa se insere, por intermédio do convívio em vários grupos sociais (Borges, 2004). Em relação a essa perspectiva de análise, considere as afirmações a seguir:

I Considera-se a socialização como a maneira de um indivíduo tornar-se membro de um grupo, organização ou sociedade, em um processo no qual ocorre a transformação de um organismo em uma personalidade.

II A socialização implica sempre certo nível de conformismo, porque processa a inserção de alguém em um contexto de normas e costumes previamente definidos por outros, o que é incompatível com as possibilidades de realização e iniciativa pessoal.

III Socialização é um processo contínuo, que acompanha toda a vida sem se esgotar. A natureza vinculante desse processo tem um caráter histórico na concretude temporal e espacial do mundo.

IV O indivíduo é um produto do meio, fruto da dinâmica em que é sujeito e objeto ao mesmo tempo, onde há um espaço ilimitado de deliberação do sujeito.

Das afirmações, estão corretas:

O transtorno de personalidade antissocial é uma condição em que a pessoa tem pensamentos e atitudes disfuncionais. Esse transtorno tem como principal característica

A concepção psicológica de bem-estar pode ser apresentada em duas dimensões: 1) a que engloba aspectos cognitivos (bem-estar psicológico) e refere-se a conceitos de autoaceitação, autonomia, propósito de vida, domínio do ambiente, crescimento pessoal e relações positivas com os outros; e 2) a que engloba aspectos afetivos (bem-estar subjetivo) tais como otimismo, satisfação com a vida e felicidade.

Considerando o consenso entre estudiosos da atualidade a respeito do tema, a abordagem adequada para fins de compreensão do bem-estar no trabalho seria a

O modelo conceitual de Walton avalia a qualidade de vida no trabalho considerando-a como promotora de uma organização mais humanizada e utilizando oito categorias de análise. Uma dessas categorias é denominada

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis