Questões de Psicologia da AMAUC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da AMAUC

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é transversal a todas as práticas desenvolvidas no âmbito do SUS, e seu potencial influencia diretamente na organização, na qualificação e na produção de novos e/ou revitalizados "saberes" e "fazeres" em saúde, resultando em um cuidado em que todos se tornam sujeitos e protagonistas de um processo horizontal, político, pedagógico e ético. Sobre a Educação Permanente em Saúde na prática das Equipes de Saúde da Família (ESF), assinale a alternativa CORRETA.

As complexas necessidades de saúde do mundo contemporâneo, como as mudanças no perfil demográfico e epidemiológico e as demandas no processo de trabalho em saúde, exigem novas formas de prover a formação dos profissionais da saúde de modo que estejam aptos para lidar com os desafios dos sistemas de saúde. No contexto brasileiro, diversas iniciativas para fomentar processos de transformação da educação dos profissionais e trabalhadores de saúde foram realizadas, e dentre elas muitas alcançaram êxito. Recentemente, é a Educação Interprofissional em Saúde (EIP) a abordagem prioritária que formalmente está sendo incorporada nas políticas de educação na saúde, tendo em vista que é considerada como estratégia potencial para fortalecimento do SUS. A EIP consiste em "ocasiões onde membros ou estudantes de duas ou mais profissões aprendem com os outros, entre si e sobre os outros para aprimorar a colaboração e qualidade dos cuidados e serviços". O Plano de Ação para Implementação da EIP, em sua última versão, apresenta um conjunto de dez atividades, organizadas em cinco linhas de ação. Com relação as linhas de ação, correlacione as colunas a seguir.
Coluna 1
(1)Fortalecimento da EIP como dispositivo para a reorientação dos cursos de graduação em saúde.
(2)Levantamento das iniciativas de EIP no Brasil.
(3)Desenvolvimento docente para a EIP.
(4)Fortalecimento dos espaços de divulgação e produção do conhecimento em EIP.
(5)EIP nos espaços de EPS.
Coluna 2
(__)Ações que visam promover a qualificação docente para o tema da EIP.
(__)Apoiar as escolas de medicina, no contexto do Programa Mais Médicos, para efetivação da EIP.
(__)Apoio à oficina para alinhamento conceitual sobre Educação e Trabalho Interprofissional na área da saúde.
(__)Apoiar as IES parceiras, que apresentam atuação relacionada ao tema, para realizar o levantamento das iniciativas de EIP existentes no País.
(__)Inserção da abordagem da EIP no Ciclo Formativo do eixo do provimento emergencial do Programa Mais Médicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

O psicodiagnóstico pode ser compreendido como um procedimento de avaliação das condições psicológicas de um indivíduo mediante uma abordagem teórico-metodológica. Com relação aos fundamentos centrais que norteiam o Psicodiagnóstico, a partir de recursos utilizados na Psicologia clínica, assinale a alternativa CORRETA.

Os transtornos relacionados a substâncias abrangem 10 classes distintas de drogas: álcool; cafeína; Cannabis; alucinógenos; inalantes; opioides; sedativos, hipnóticos e ansiolíticos; estimulantes; tabaco; e outras substâncias. Essas 10 classes não são totalmente distintas. Com relação a esses transtornos, assinale a alternativa INCORRETA.

Skinner tratou principalmente da mudança comportamental, da aprendizagem e da modificação do comportamento. A sua meta era construir uma psicologia baseada em fenômenos observáveis, evitando referência a eventos internos dentro do organismo. Sobre alguns dos seus conceitos-chaves, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Livro Teorias da Personalidade 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis