Questões sobre Psicologia Organizacional da Instituto Ludus

Leia as proposições para marcar a opção correta.

I. Em inúmeros contextos da sociedade atual, o termo stress é bastante conhecido e utilizado. Na maioria das vezes, é empregado carregado de sentido negativo, pois é o causador ou a consequência de vários problemas para as pessoas. Tal compreensão se coaduna com o sentido original da palavra.

II. O stress é um dos principais fatores que contribui para a baixa qualidade de vida da sociedade, por isso tem sido dedicada atenção especial para esse tópico em programas de prevenção em saúde, mas pouco é considerado em programas de tratamento.

III. A qualidade de vida de uma pessoa está baseada, entre diversos aspectos, na maneira como o indivíduo flexibiliza suas atitudes frente às situações estressantes da vida e em como as conduz a fim de alcançar um melhor relacionamento consigo e com os outros.

IV. Folkman e Lazarus denominaram de estratégias de coping todos os esforços cognitivos e comportamentais que a pessoa utiliza para enfrentar a situação de stress que excede seus recursos pessoais, elegendo, assim, estratégias específicas para lidar com a condição estabelecida. Qualquer esforço de controle produzido pelo indivíduo que possua o intuito de diminuir o desconforto ou dominar alguma instabilidade, sem, no entanto, considerar as consequências disso, é definido por esses autores como estratégia ou processo de coping.

  • A.

    Somente as proposições I e II estão corretas.

  • B.

    Somente as proposições I e III estão corretas.

  • C.

    Somente as proposições III e IV estão corretas.

  • D.

    Somente as proposições II e IV estão corretas.

  • E.

    Somente as proposições II,III e IV estão corretas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: