Questões sobre Psicologia Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Escolar

O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, cuja função é fornecer um diagnóstico da situação das escolas da rede estadual paulista nesses níveis de ensino, indicando os aspectos que precisam ser aprimorados a cada ano. O IDESP é formado por dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar. Esses critérios foram selecionados para compor o IDESP em razão de indicarem, respectivamente,

Professoras pediram à coordenadora pedagógica exemplos práticos de como saber se os alunos aprenderam os conceitos, já que são conteúdos de aprendizagem de caráter abstrato. A coordenadora pedagógica respondeu: − Não dá para se olhar dentro da cabeça dos alunos para ver se lá existem conhecimentos ou conteúdos. Só se consegue saber isso se o aluno fizer alguma coisa que indique para nós, professores, que ele domina esses conhecimentos porque sabe empregá-los. Isso que o aluno demonstra ou faz corresponde, exatamente, ao que se chama de competência. Por exemplo: identificar a teoria piagetiana em um texto, explicar os aspectos fundamentais dessa teoria, identificar os conceitos básicos nela utilizados etc.

Em relação à aprendizagem de conceitos e princípios, é correto afirmar que esses conceitos são aprendidos

Duas professoras estudavam como aprender e ensinar competências e uma delas queria um exemplo de competências atitudinais. A outra respondeu: As competências atitudinais dizem respeito às atitudes que precisamos ter diante da atividade argumentativa, notadamente ao respeito à ética que qualquer debate sério requer. Entendeu?

A professora ouviu e disse que sim, que competências atitudinais envolvem, por exemplo,

Para desenvolver uma proposta pedagógica baseada na solução de problemas, o professor precisa adotar algumas premissas, entre as quais:

I. O problema deve ter relação direta com o conteúdo a ser aprendido.

II. A solução do problema deve ser logicamente derivada do problema.

III. Os problemas devem ser apenas de natureza perceptiva ou conceitual.

IV. A solução para o problema deve ser uma e apenas uma.

Está correto o que se afirma APENAS em

Sofia briga constantemente com os colegas, rasga os trabalhos de seu grupo e não aceita a autoridade dos adultos presentes na escola. Já foi muitas vezes alertada de que seria preciso mudar seu comportamento. Uma boa estratégia para lidar com essa menina é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis