Questões sobre Políticas Públicas - Pessoas com Deficiência

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Listagem de Questões sobre Políticas Públicas - Pessoas com Deficiência

Julgue o próximo item, a respeito da caracterização e da orientação da pessoa com deficiência.


Além das áreas de desenvolvimento cognitivo e de linguagem, bem como da área motora e socioemocional, os profissionais que trabalham com a pessoa com deficiência precisam observar e estimular áreas do processamento de informações, de raciocínio, de memória, de atenção e de funções executivas.

O Modelo Social da deficiência da primeira geração situa a deficiência como uma forma de opressão que as pessoas com lesões e impedimentos físicos, sensoriais e intelectuais vivenciam em função das barreiras que obstaculizam a participação social delas em igualdade de condições.
Já as autoras feministas da segunda geração integraram outros elementos a esse modelo, como:

A Lei nº 13.977, de 8 de janeiro de 2020, denominada “ Lei Romeo Mion”, institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Com relação à validade:

A funcionalidade humana não depende apenas de aspectos diretamente ligados às funções e estruturas do corpo. O Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Aposentadoria (IFBrA) é um instrumento de avaliação psicossocial da deficiência que leva em conta também o papel do contexto na forma como as pessoas desempenham suas atividades habituais. Considerando os fatores ambientais envolvidos na funcionalidade, analise as afirmativas a seguir, considerando V para(s) a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s): 

I. Assistentes virtuais por comando de voz são ferramentas de tecnologia assistiva para pessoas com tetraplegia.
II. O cão-guia é um facilitador na categoria apoio e relacionamentos para a mobilidade de pessoas com deficiência visual.
III. O assistencialismo garante promoção e proteção social para pessoas socialmente vulneráveis com deficiência física.
IV. A deficiência intelectual implica o veto ao exercício dos direitos civis, como a participação na vida política por meio do voto. 

A sequência correta é:

A respeito do tema da deficiência, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:


( ) O modelo social de deficiência, em contraposição ao modelo médico, pode ser definido como um projeto de igualdade e justiça para os deficientes, pautando-se na prerrogativa de que tanto os obstáculos sociais materiais, por exemplo, a inacessibilidade aos espaços da cidade, quanto os obstáculos simbólicos, por exemplo, o preconceito, são as principais questões que devemos nos atentar para pensar a inclusão.

( ) O movimento feminista foi crítico ao modelo social da deficiência, afirmando que tal modelo não problematizou, para além da inclusão, os valores morais que a sociedade impõe aos deficientes, valores estes que afirmam a produção de capital como meta e o homem como modelo a ser seguido.

( ) A partir do século XVIII, em oposição à ideia de deficiência como anormalidade, começa-se a pensar a deficiência como modo de vida, como uma forma corporal de estar no mundo, que se diferencia das formas normativas sem ser inferior.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

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