Questões sobre Políticas Públicas no SUS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Públicas no SUS

No Sistema Único de Saúde, o acolhimento tem sido afirmado como estratégia fundamental no planejamento dos serviços e nos processos de trabalho, e em interrelação com a rede de atenção. Diante da complexidade que envolve o acolhimento em saúde, e sobre os direcionamentos colocados para a implantação do acolhimento nos serviços, é correto afirmar.
I. Faz-se necessário ampliar a qualificação técnica dos profissionais e equipes em habilidades relacionais de escuta qualificada, de modo a estabelecer interação humanizada, cidadã e solidária com usuários, familiares e comunidade, bem como o reconhecimento e a atuação em problemas de saúde de natureza aguda ou relevantes para a saúde pública.
II. Pode ser necessária a elaboração de protocolos, sob a ótica da intervenção multi e interprofissional na qualificação da assistência, legitimando a inserção do conjunto de profissionais ligados à assistência na identificação de risco e na definição de prioridades, contribuindo, assim, para a formação e o fortalecimento da equipe.
III. A recomendação é de que sejam implantadas as sistemáticas de acolhimento na Atenção Básica, compatibilizando o atendimento entre a demanda programada e a não-programada, o que pode ser estendido à comunidade por meio de rodas de conversas de quarteirão, terapia comunitária, grupos de convivência, entre outros; já a classificação de risco precisa ser pensada para as Unidades de Urgência.

Estão corretas apenas as assertivas: 

Dado que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "o estado de saúde física, mental e social completa, não apenas a ausência de doença ou enfermidade", assinale a alternativa CORRETA inferida para saúde.

A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada em 2003 visando a efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Assinale a alternativa que NÃO contém um objetivo de tal Política.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modo preferencial de se organizar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Muitos conhecem o escopo de sua atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através das equipes de Saúde da Família; cada equipe atendendo um território adscrito com uma população delimitada pela qual se tem responsabilidade sanitária. A ESF é estruturada de maneira a facilitar o atingimento dos atributos da APS:

Atendimento de urgência na psicologia:


I- O cliente que enfrenta uma urgência psicológica precisa lidar com um acontecimento que não faz parte da rotina normal de uma pessoa, e essa situação provoca um quadro de stress e trauma;

II- Pode ser considerada uma urgência psicológica um acidente grave, uma situação de violência (sequestro, assalto, etc.), a morte súbita de um ente querido, entre outras;

III- O atendimento de urgência nunca é preventivo, trabalhando com o cliente com o principal objetivo de avaliar o impacto da situação traumática e evitar a consolidação de sintomas.


Dos itens acima:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis