Questões sobre Políticas Públicas no SUAS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Públicas no SUAS

Guimarães e Almeida (2015) propõem uma forma de trabalho social com famílias baseada em encontros coletivos.

Segundo essas autoras, é correto afirmar que, para que a metodologia funcione, torna-se importante

O serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, cujo atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias, desenvolvido nos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), é denominado 

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma no texto "Do Direito de família ao direito das famílias." (SOUSA; WAQUIM, 2015).

( ) Na Antiguidade o modelo familiar constituía-se pelo casamento, garantidor da função maior de transmissão de patrimônio e de reprodução; decorria também a distinção da natureza de filhos legítimos e ilegítimos.
( ) A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) foi a primeira lei brasileira que admitiu a existência de uma família homoafetiva.
( ) A Constituição de 1988 inaugurou o princípio da pluralidade das formas familiares, segundo o qual qualquer grupamento humano baseado no afeto, no respeito e na consideração mútuos poderia ser reconhecido como família, mesmo que o casal não fosse casado entre si.
( ) A superação dos paradigmas da família tradicional brasileira e, principalmente, do seu modelo único de legitimação é fruto de um longo processo sociocultural, econômico e histórico.  
( ) A família tem seu quadro evolutivo atrelado ao próprio avanço do homem e da sociedade, imutável de acordo com as novas conquistas da humanidade e as descobertas científicas.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir, segundo Viganó (2010).

“A construção do caso clínico é uma construção ____________ na qual cada um dos protagonistas do caso traz a sua contribuição; (...) trata-se de juntar as narrativas dos protagonistas dessa rede social e de encontrar o seu ponto cego, encontrar aquilo que eles não viram, cegos pelo seu saber e pelo medo da ignorância. Este ponto comum, ____________, é o lugar do sujeito e da doença que o acometeu. A construção do caso consiste, portanto, em um movimento dialético em que as partes se invertem: a rede social coloca-se em posição ____________ e o paciente na posição de _____________.” (VIGANÓ, 2010. p. 2).

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Avalie as afirmações sobre as ações interventivas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e risco por violação de direitos, associada ao consumo de álcool e de outras drogas.

I – É necessário considerar a intersetorialidade no território para a atenção integral das condições apresentadas pelos indivíduos e famílias usuários de álcool e outras drogas bem como entender como se organizam seus laços familiares e comunitários.
II – Os gestores da política pública de assistência social devem construir diagnósticos das situações presentes no território para a estruturação dos serviços conforme definições do Ministério da Saúde.
III – É importante que os profissionais possam realizar a oferta de atendimento ao usuário para incentivar a sua assiduidade, visando a sua abstinência, respeitando sempre o sujeito e evitando juízos de valor moral. 
IV – Os serviços do SUAS deverão estar em constante articulação com a área da saúde no território no que se refere às situações de consumo de álcool e outras drogas atreladas a agravos de saúde. É importante que seja garantido ao usuário acesso a medicamentos, tratamento e cuidados próprios da rede SUS.

Está correto apenas o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis