Questões sobre Neuropsicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neuropsicologia

Enquanto a neuropsicologia clássica concentrava-se na busca dos correlatos neuroanatômicos e neurofuncionais dos processos mentais, ou seja, das bases neurológicas das atividades mentais superiores, a neuropsicologia cognitiva enfatiza o estudo das diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas, isto é, do processamento

A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue os itens subsequentes.

Os instrumentos ou testes utilizados na avaliação psicológica são adotados conforme padrão já estabelecido; ou seja, eles independem da faixa etária do paciente.

A possibilidade que as pessoas têm de se orientar depende da integração de três capacidades:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No que concerne à avaliação neuropsicológica é correto afirmar:

I. Dentre as funções neuropsicológicas passíveis de serem avaliadas colocam-se: atenção, percepção e funções visuoespaciais, raciocínio, linguagem e habilidades acadêmicas, memória e aprendizagem, funções visuoconstrutivas e destreza motora, funções executivas e comportamento adaptativo.

II. São técnicas e instrumentos utilizados em uma avaliação neuropsicológica em idosos: anamnese com o paciente, anamnese complementar com a família ou pessoas de referência, levantamento do nível pré-mórbido de funcionamento cognitivo e sócio-ocupacional; levantamento do uso de poli-fármacos, testes de evocação retardada de lista de palavras; testes que avaliem memória lógica, destreza visomotoraespacial, teste de nomeação.

III. Dentre os procedimentos a serem realizados na confirmação de um diagnóstico advindo de uma avaliação neuropsicológica colocam-se: reavaliação a cada 6 meses, para checar a consistência dos dados; avaliação psicológica dos cuidadores, no caso das crianças e dos idosos; instrumentalização dos cuidadores na percepção de queixas, sintomas e sinais

IV. Embora já exista um consenso no que se refere aos critérios neuropsicológicos, patológicos e de neuroimagem para a diferenciação entre normal e patológico, no que tange às demências, o diagnóstico diferencial ainda se constitui um desafio interdisciplinar e multiprofissional, sendo que uma das maiores dificuldades se dá pela própria natureza dos fenômenos humanos na gênese e no condicionamento multifatorial. Por isso, na interpretação dos resultados dos testes deve-se levar em conta a multiplicidade de variáveis capazes de influenciar no desempenho das tarefas propostas.

Estão corretas as afirmativas:

Saber como funciona o sistema nervoso e mais especificamente o cérebro é fundamental para compreendermos o nosso comportamento, as emoções e os processos cognitivos. Analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) O lobo frontal é um dos cinco lobos do cérebro humano e está ligado diretamente à audição e ao processamento avançado da visão.

( ) O cerebelo é responsável pela manutenção do equilíbrio, pelos movimentos voluntários, pelo controle de tônus muscular bem como pela aprendizagem motora.

( ) O tálamo funciona como centro de regulação do comportamento, através de circuitos de integração dos sinais que recebe, e julga-se que algumas das sensações menos elaboradas que o indivíduo experimenta têm aí a sua origem.

( ) Os gânglios de base são um grupo de núcleos no cérebro desconectados do córtex cerebral e associados estritamente ao controle motor.

( ) O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento visceral e na regulamentação metabólica de todo o organismo.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta, de cima para baixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis