Questões sobre Neuropsicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neuropsicologia

“Os neurotransmissores bioquímicos, no cérebro e no sistema nervoso, que carregam as mensagens de um neurônio para o outro são foco da atenção dos psicopatologistas. Essas substâncias químicas foram descobertas somente nas últimas décadas, e somente nos últimos anos desenvolveram-se procedimentos mais sofisticados de estudá-las. Recentemente, identificaram substâncias que desempenham papéis importantes em vários transtornos psicológicos, sendo que quase todas as terapias com drogas funcionam aumentando ou diminuindo o fluxo de neurotransmissores específicos” (BARLOW, H. – Psicopatologia, uma abordagem integrada). Analise as assertivas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.

 ( ) Acredita-se que a serotonina influencie uma grande parcela do nosso comportamento, particularmente à maneira como processamos as informações.

 ( ) Com o nome de 5HT, a dopamina controla a estimulação e os níveis do controle motor.

( ) A encefalina modula a dor e reduz o estresse podendo estar envolvida nos mecanismos de dependência química.

( ) O glutamato é um neurotransmissor inibitório do sistema nervoso, presente somente em seres humanos.

( ) Noradrenalina, também chamada de noraepinefrina é uma das monoaminas que mais influenciam o humor, a ansiedade, o sono e a alimentação.

Assinale a alternativa que contenha a sequência correta, de cima para baixo.

A consciência é uma função psíquica por meio da qual o homem pode perceber a si mesmo, as outras pessoas e o contexto em que esteja inserido. Relaciona-se às demais funções psíquicas como a percepção e a sensação, dentre outras. Contudo, o estado de consciência pode variar, fazendo com que um sujeito experiencie outros tantos níveis ou estados, tais como perturbações e prejuízos em distintas dimensões da vida. Relacione adequadamente os termos aos conceitos.

1. Confusão mental.

2. Estreitamento.

3. Obnubilação simples.

4. Obnubilação oniroide.

( ) Define estados crepusculares, delírios, alucinações, agitação ou inibição psicomotora, intensas descargas emocionais, transe, sonambulismo, estereotipias, dentre outros.

( ) Conhecida também por turvação da consciência, ou ainda por amência, perde-se a relação entre os processos psíquicos na realização do pensamento, da memória e da percepção.

( ) Caracteriza-se por ausência de sintomas psicóticos, intensa sonolência, hipoprosexia, desorientação espaço-temporal, pensamento alentecido, hipoestesia, hipomnesia; apatia e inibição psicomotora.

( ) Envolve sintomas psicóticos, ilusões, pseudoalucinações visuais, ideias deliroides, dificuldade de concentração e exarcebação da atenção espontânea, desagregação de pensamento, desorientação temporoespacial, exaltação afetiva, dentre outros

A sequência está correta em

As funções psicológicas superiores, dentre elas atenção, memória, imaginação, pensamento e linguagem são organizadas em sistemas funcionais, cuja finalidade é organizar adequadamente a vida mental de um indivíduo em seu meio. Além dessas, consideram-se também a consciência, a sensação e a percepção, a criatividade, a inteligência, a orientação etc. Em caso de disfuncionalidade desses sistemas e/ou demais funções, identifica-se o que se pode denominar por desorganização mental ou um transtorno psicológico. Tendo isso em vista e a respeito das alterações do pensamento, analise as afirmativas a seguir.

I. A ideação anancástica consiste em ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que irrompem subitamente a consciência.

II. Quando a ideação é do tipo suicida, revela um indivíduo desconfiado, com intensa raiva manifesta ou com antecedentes de violência.

III. A ideação tipo fóbica consiste em um medo irracional de situação ou coisa que irrompe subitamente na consciência do indivíduo, despertando intensos sentimentos de ansiedade.

IV. Quando as alterações são do tipo obsessivo, caracterizam-se por ser inevitáveis e incompreensíveis e vivenciados como intrusivos e inapropriados, ocasionando ansiedade ou intenso desconforto.

Estão corretas apenas as afirmativas

Sobre o pensamento, considere:

I Raciocínio, solução de problemas e aprendizagem de conceitos são exemplos de pensamento dirigido.

II Pensamentos NÃO dirigidos e pensamentos dirigidos têm os mesmos objetivos, mas dependem de processos básicos diferentes.

III Pessoas falam a si mesmas enquanto pensam; inclusive pessoas surdas, que são proficientes em linguagem de sinais, apresentam atividade muscular em suas mãos ao resolver problemas.

Segundo Davidoff:

Sobre linguagem, considere as afirmações:

I a comunicação reflexiva consiste em padrões estereotipados, tais como reflexos, gestos expressivos e sinais de emoção que muitas vezes transmitem informação, mas NÃO foram produzidos expressamente para esse propósito.

II a comunicação intencional ou propositada visa deliberadamente a afetar o receptor da informação, e seu curso futuro depende da resposta do receptor.

III uma linguagem relaciona símbolos (sons, letras ou sinais) para significados e proporciona regras para combinar e recombinar os símbolos de tal modo que as pessoas possam expor suas mentes de um modo original, apropriado e coerente.

De acordo com Davidoff:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis