Questões sobre Gestão de pessoas

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#Questão 134282 - Psicologia, Gestão de pessoas, CESPE / CEBRASPE, 2004, SGA/DF, Analista de Apoio às Atividades Jurídicas

Nas últimas décadas, a chamada reestruturação produtiva introduziu importantes mudanças no mundo do trabalho, impactando no formato das organizações, nos modelos de gestão do trabalho e no perfil esperado dos trabalhadores. Trata-se de um processo em curso, cujos efeitos no âmbito das instituições têm-se manifestado de diferentes formas. Com relação às transformações no mundo do trabalho e às mudanças nas organizações, julgue os itens subseqüentes.

A flexibilidade funcional — rodízio de tarefas, polivalência, multiqualificação — não aparece como um dos eixos do processo de mudanças do perfil dos trabalhadores.

Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.

Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.

A gestão eficaz dos índices de rotatividade é indissociável de uma política de retenção de pessoal que contemple, entre outros objetivos, o aumento do nível de insatisfação dos empregados e o fortalecimento do grau de comprometimento afetivo que esses nutrem pela instituição.

Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.

Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.

Na situação considerada, para a eliminação dos indicadores críticos, é recomendável que seja promovido um realinhamento dos níveis salariais na divisão da empresa, corrigindo distorções e aumentando os salários dos cargos de direção.

Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.

Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.

Os indicadores apresentados apontam para a necessidade de se diagnosticar os níveis de satisfação e de comprometimento organizacional dos empregados.

Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.

Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.

Os indicadores críticos mencionados, geralmente, têm um papel de ponta do iceberg de aspectos negativos, mascarando as causas de absenteísmo e rotatividade de pessoal.

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