Questões sobre Avaliação Psicológica

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Listagem de Questões sobre Avaliação Psicológica

Com base nas informações sobre a BPR-5, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um teste que se fundamenta nas principais e mais recentes concepções fatoriais de inteligência, avaliando, simultaneamente, o fator g de Thurstone (1938) e nos fatores específicos de Sperman (1927).

II. O subteste RA associa-se à inteligência fluída e à inteligência cristalizada, o que permite a um sujeito definir a extensão e a profundidade do conhecimento de linguagem.

III. O subteste RM associa-se parcialmente à inteligência fluída e aos conhecimentos práticos mecânicos, os quais são adquiridos principalmente no cotidiano e permite integrar informações em textos com ilustrações de situações-problema.

IV. Todos os subtestes da BPR-5, exceto o RM, possuem formato que requerem o emprego de raciocínio indutivo e conhecimentos de procedimentos, tais como a codificação da informação, os quais consistem na recuperação ou seleção de atributos relevantes.

V. Os estudos de validade da BPR-5 (Primi e Almeida, 2000) evidenciaram que os coeficientes apresentam níveis aceitáveis, os quais podem ser melhorados se o limite de tempo para resposta for aumentado, o que já ocorreu na atual edição do teste.

Estão corretas apenas as afirmativas

A avaliação psicológica se remete quase invariavelmente aos testes psicológicos. Porém, não se restringe a eles, abarcam entrevistas, observação de comportamentos e dinâmicas de grupos visando maior conhecimento acerca do indivíduo ou grupo avaliado. No que tange aos instrumentos psicológicos, a sua preparação exige algumas condições necessárias para assegurar a qualidade e uso seguro desses instrumentos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas condições.

As técnicas de exame psicológico têm por finalidade propiciar o conhecimento dos procedimentos de normatização e padronização dos testes psicológicos, as qualidades psicométricas, as instruções para aplicação, a interpretação e síntese dos elementos apurados por meio dos testes. Os testes, por sua vez, exigem rigor psicométrico. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir.

I. A validade se correlaciona positivamente com a probabilidade de oferecer predições longitudinais.

II. Profissionais treinados apresentam grau de concordância satisfatório quanto à pontuação de suas variáveis.

III. Os dados normativos de uma determinada população podem ser extrapolados a outras populações, utilizando-se coeficientes representativos.

IV. As estimativas do grau de fidedignidade indicam que ele fornece informações precisas, isto é, que os resultados têm variância de erro mínima, sendo próximos dos valores reais.

Estão corretas apenas as afirmativas

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) aponta que os especificadores Leve, Moderado e Grave devem ser usados apenas quando todos os critérios requeridos para o transtorno são reunidos no presente e que, na descrição do quadro (leve, moderado ou grave), o clínico deve levar em consideração o número e a intensidade dos sinais e sintomas do transtorno bem como quaisquer prejuízos resultantes

Método de avaliação das relações familiares que utiliza uma entrevista com todos os membros da família, momento em que são propostas seis tarefas pelo entrevistador, coordenador da sessão, e solicitada a participação de cada membro da família como um grupo (dependendo da tarefa). A sessão é gravada e um observador faz anotações sobre o comportamento de cada um dos membros da família. Trata-se da

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