Questões sobre Avaliação Psicológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Psicológica

No conhecido livro “Vigiar e Punir”, Foucault reflete sobre a técnica do exame, que consistiria em uma tecnologia

Em avaliação e testagem psicológica, quando do uso de testes, sobretudo psicométricos, é preciso ter conhecimento e clareza a respeito da tipologia desses instrumentos, com vistas a assegurar a melhor tomada de decisão junto àquele que solicitou um dado processo de avaliação e testagem. Tendo isso em vista, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Bateria.

2. Escala.

3. Inventário.

4. Levantamentos.

5. Questionários.

( ) Lista de perguntas para obter informações sobre opiniões e atitudes dos indivíduos.

( ) Instrumento de autoavaliação de uma série de afirmações por meio das quais o indivíduo é solicitado a marcar aquelas com que concorda.

( ) Grupo de vários testes ou subtestes aplicados de uma única vez a uma única pessoa e selecionados exclusivamente por um psicólogo.

( ) Indaga apenas informações específicas sobre determinado assunto e costuma ser apresentada sob forma de questão única com alternativas dicotômicas.

( ) Instrumento padronizado e objetivo composto por várias partes; um subteste ou conjunto de itens dentro de um teste; um conjunto de subtestes que compartilham as mesmas características; um instrumento formado por itens que avaliam uma única característica; e, um sistema utilizado para classificar ou atribuir valor a alguma dimensão mensurável.

A sequência está correta em

O psicodiagnóstico pode ser descrito como o procedimento por meio do qual o cliente poderá se expressar em um encontro proveniente da relação que estabelece com um profissional devidamente capacitado e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. Em outros termos, em um processo psicodiagnóstico, o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente a partir de seu encontro com o psicólogo e por meio do encontro. De acordo com essa definição e as características do psicodiagnóstico, assinale a afirmativa correta.

O Inventário de Habilidades Sociais – IHS é um instrumento que se pauta na compreensão de que as habilidades sociais consistem em classes de condutas existentes no repertório de comportamentos de um indivíduo, que compõem um desempenho socialmente aceito. Tendo isso em vista, analise as afirmativas a seguir.

I. A fidedignidade do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os escores das duas aplicações teste-reteste.

II. A validade concorrente do IHS foi avaliada através de uma análise correlacional entre os dados deste inventário e os da Escala de Assertividade de Rathus.

III. Uma avaliação ou julgamento a respeito da adequação do comportamento de uma pessoa e do efeito que produz em uma determinada situação é denominado por competência social.

IV. O aspecto analítico dos comportamentos verbais e não verbais necessários à competência social, inclusive a necessidade de autoafirmação e defesa dos próprios direitos, que pode ser entendida como assertividade, constituem o repertório de habilidades sociais.

V. O IHS demonstra fidedignidade e estabilidade temporal, já que os estudos com método do teste-reteste evidenciaram correlação alta e significativa, sobretudo corroborando estudos anteriores, quando a administração do instrumento foi em amostra menor e não aleatória.

Estão corretas apenas as afirmativas

As qualidades psicométricas de um instrumento psicológico são fundamentais para o planejamento da avaliação e testagem psicológica. A respeito das qualidades da BPR-5, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um instrumento que se mantém com seu propósito, avaliando uma única dimensão a partir de diferentes conteúdos.

( ) A BPR-5 quando utilizada em amostra estudantil em nível universitário permite obter coeficientes de correlação e estrutura fatorial distintos dos estudos desenvolvidos em amostras com estudantes de ensino fundamental e médio.

( ) A BPR-5 possui um único fator responsável pela maior parte da variação entre os escores nos subtestes, o qual se associa a uma medida composta por processamento visual, habilidade quantitativa e inteligências fluída e cristalizada.

( ) Nos subtestes da BPR-5 foi possível verificar que, em relação à validade de critério, as correlações são altas com todo o desempenho escolar, embora, em alguns momentos, 29% da variância das notas seja compartilhada com as semelhanças de raciocínio.

( ) O subteste da BPR-5 que demonstra maior associação com as notas escolares é o RA, o que sugere coerência, visto que o componente específico avaliado por ele é a inteligência cristalizada, que se refere à extensão e à profundidade do conhecimento adquirido.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis