Questões sobre Avaliação Psicológica

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Listagem de Questões sobre Avaliação Psicológica

Os pais de um garoto de 14 anos de idade foram ao serviço de psicologia de um hospital público pedindo ajuda para lidar com o filho, trazendo as seguintes queixas: rendimento escolar muito baixo desde o bimestre anterior, comportamento doméstico arredio e agressivo, isolamento dos irmãos e mudança nos hábitos alimentares; em seus pertences foi encontrado um papelote de maconha que ele informou ser de um amigo e por algumas vezes ele chegou em casa recendendo a álcool. A mãe fez várias tentativas de saber um pouco mais sobre o referido dono da maconha e sobre cheiro de álcool, mas ele rispidamente interrompia a conversa. O casal descreveu a relação entre eles como conflituosa há mais de três anos; o marido queixou-se de que a esposa era muito ciumenta e estava sempre infeliz; ela referiu que o marido é autoritário, mantém diferentes relações extraconjugais, habitualmente chega tarde em casa, sai sozinho aos finais de semana, ironiza e humilha a esposa, ignora a vida escolar dos filhos e, se a esposa faz queixas ou cobranças, ele argumenta que custeia as despesas, não deixando faltar nada em casa. Outros dados colhidos demonstraram que os familiares não reconhecem situações de coesão e de cumplicidade entre eles. Sempre houve disputa entre as crianças e discórdia entre os pais por um motivo ou por outro. Entretanto, quando a mãe contou ao marido o que estava acontecendo, eles conversaram muito e se uniram para ajudar filho. A indicação foi a terapia familiar.

Considerando a situação descrita acima, julgue os itens subseqüentes.

Sob a ótica da teoria sistêmica, a indiferença do pai é o fato mais relevante desse sistema familiar, porque é provavelmente o eixo que torna o sistema familiar disfuncional.

Na prática clínica do psicólogo que trabalha em ambulatórios de saúde mental, há grande demanda de psicoterapia para uma variedade de transtornos mentais. Julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho desenvolvido nesse tipo de serviço.

O endividamento de um adulto por compras excessivas tanto pode ser um sintoma de transtorno do humor como um sintoma compulsivo de comprar.

Um homem de 42 anos de idade buscou o serviço de psicologia com queixas de relacionamento familiar ruim, incluindo brigas freqüentes, com gritos e agressões verbais, tendência ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas. Durante a entrevista inicial, foi observado que ele roía unhas, movimentava braços e pernas na cadeira, tinha um tique na boca e evitava contato olho a olho.

Na situação apresentada acima, julgue os seguintes itens, sob os diferentes enfoques teóricos.

A técnica de reflexão na entrevista para análise funcional da queixa não é utilizada porque implica inferência.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

O tratamento da criança deve envolver avaliação e intervenção junto à criança, à família e à escola, considerando que as dificuldades relatadas provavelmente são multideterminadas e não uma limitação da criança.

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

A atribuição de causalidade pelo fracasso escolar feita pela própria criança é o dado mais relevante entre todos que precisam ser avaliados.

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