Questões de Psicologia do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2014

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

O questionário de vivências acadêmicas (QVA) poderia ter sido aplicado nos anos iniciais para avaliar a adaptação e o rendimento do aluno.

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

O problema de ajustamento acadêmico do aluno está relacionado, provavelmente, a fatores pessoais, interpessoais ou vocacionais.

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

A diminuição da crença de autoeficácia resultou da percepção mais realista do aluno sobre suas capacidades.

A respeito da atuação do psicólogo escolar na educação superior, julgue os itens subsequentes. Entre as ações realizadas pelo psicólogo escolar para subsidiar o planejamento de suas ações inclui-se o mapeamento institucional.

A respeito da atuação do psicólogo escolar na educação superior, julgue os itens subsequentes. A atuação eficaz do psicólogo em um contexto educativo relaciona-se ao seu conhecimento sobre as teorias psicológicas e as bases epistemológicas, filosóficas e históricas da área, bem como à utilização desse referencial teórico na práxis profissional.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis